Decorreu esta Terça-feira, 8 de Janeiro, no Altice Forum Braga, a reunião do Conselho Estratégico da InvestBraga, um fórum de discussão e aconselhamento estratégico para o desenvolvimento económico e atracção de investimento do Concelho de Braga.

Anomeação de Carlos Oliveira e de Manuel Caldeira Cabral como novos membros doConselho Estratégico foi um dos pontos centrais do encontro que contou com a presença de Ricardo Rio, presidente da InvestBraga. Nesta reunião, o Conselho Estratégico decidiu igualmente propor a adesão do Centro Regional de Braga da Universidade Católica e do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave como membros deste órgão, convite que será agora formalmente endereçado a ambas as instituições de ensino superior.

Em análise esteve também o papel do Conselho Estratégico no horizonte 2019-2021 para reforçar a competitividade das actividades económicas, atrair investimentos e impulsionar o crescimento económico e para continuar a colocar Braga no radar do investimento da economia nacional e internacional.

Nesta primeira reunião do ano, o Conselho aprovou a revisão do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico de Braga, que contava já com 80 por cento das suas acções concluídas. A revisão do plano teve em conta as alterações conjunturais e estruturais registadas nos últimos anos em Braga, Concelho que possui agora “uma economia de futuro, assente na inovação, no capital humano e no conhecimento enquanto motores deste crescimento económico que gera riqueza e bem-estar”.

Na ocasião, Ricardo Rio sublinhou o trabalho realizado pela InvestBraga que se tem materializado com a captação de investimentos, a criação de postos de trabalho e com a criação de novas empresas. “Braga tem estado a crescer e isso é fruto do trabalho das empresas e da colaboração entre todas as instituições que integram este Conselho Estratégico”, referiu o Autarca, notando que a InvestBraga assume-se actualmente como “a principal ferramenta no apoio ao desenvolvimento económico do Concelho”.

Segundoo Autarca, a afirmação da capacidade económica de Braga tem sido possívelgraças ao trabalho de parceria e de auscultação dos diversos agentes. “Com basenuma visão sustentada e com consciência dos passos a dar, percebemos asaspirações e objectivos dos agentes do território e temos conseguidoarticulá-los num ambiente propício para que os resultados positivos surjam”, notouo presidente da InvestBraga. 

Com perspectivas de crescimento “muito optimistas”, neste novo ano “Braga espera ter o mesmo ritmo de crescimento do emprego e um volume mais acelerado dos negócios e exportações, com os cidadãos a beneficiarem de oportunidades económicas reforçadas e de um mais fácil acesso ao mercado de trabalho”, garantiu Ricardo Rio.