Loum no FC Porto por empréstimo do SC Braga

Loum no FC Porto: os termos do negócio

Mamadou Loum foi emprestado pelo Sp. Braga até ao final da temporada, com uma opção de compra de 7,5 milhões de euros por parte do FC Porto, a ser acionada no dia 1 de julho.

O médio-defensivo senegalês de 22 anos chega cedido ao Dragão, por interesse mútuo por parte dos dois clubes. O FC Porto não pode despender esta verba de momento, de modo a cumprir o fair-play financeiro. Enquanto da parte do Sp. Braga, em caso de venda no imediato, teria de compensar o Moreirense com 30 por cento do valor do negócio.

O clube presidido por António Salvador pretendia 10 milhões de euros pela transferência, mas aceitou baixar para uma cláusula de compra de 7,5 milhões, reservando 25 por cento do valor de uma futura venda.

De modo a compensar o Moreirense, os bracarenses vão ceder Ibrahima Camará, que esta época fez três golos em 17 jogos pela equipa B. Como não poderá emprestar mais jogadores, o médio defensivo guineense de 20 anos sairá a título definitivo para o Moreirense, mas com o Sp. Braga a ficar com 80 por cento do passe e com uma cláusula de recompra de 500 mil euros.

Loum, que tinha vínculo com o Sp. Braga até 2021, nunca jogou na equipa principal dos «Guerreiros do Minho».

O médio, que era um desejo expresso de Sérgio Conceição, fez 20 jogos (3 golos) esta época pelo Moreirense e era uma peça fundamental no onze de Ivo Vieira.

Lawrence Ofori no Feirense e com cláusula anti-Sp. Braga

O Leixões confirmou a transferência de Lawrence Ofori para o Feirense. O médio de 20 anos ruma a Santa Maria da Feira com várias cláusulas. 

Vamos por partes.

Os fogaceiros ficam com opção de compra no final da temporada – cujo valor não foi divulgado – e os Bebés do Mar ficam com 30% do passe do ganês. Caso não acionem o direito de contratar o jogador em definitivo, este regressa ao Estádio do Mar para cumprir o contrato em vigor com o Leixões até 2020. 

Mais, segundo informa o Leixões, Ofori fica com uma cláusula de proteção. Caso o Sp. Braga avance para a contratação do jogador durante o período de cedência, tem de pagar três milhões de euros.