Prémio Nobel da Paz atribuído ao Programa Alimentar Mundial

O Prémio Nobel da Paz foi hoje atribuído ao Programa Alimentar Mundial (PAM) pelos esforços para combater a fome e para melhorar as condições para a paz em zonas de conflito, anunciou o Comité Nobel Norueguês.

O Programa Alimentar Mundial (WFP, na sigla em inglês) viu o seu trabalho hoje reconhecido pelo comité norueguês do Nobel, sendo-lhe atribuído o prémio para a paz, “pelos seus esforços para combater a fome, pela sua contribuição em melhorar as condições para a paz em áreas afetadas por conflitos e por agir como uma força motriz nos esforços para prevenir o uso da fome como uma arma de guerra e conflito”.

Em 2019, o programa, ligado às Nações Unidas, assistiu cerca de 100 milhões de pessoas em 88 países. O comité Nobel destaca que a pandemia aumentou a necessidade de auxílio alimentar. “A comida está menos disponível para algumas populações por causa do vírus”, disse, em Oslo, a presidente do comité, Berit Reiss-Andersen.

A lista de candidatos da edição de 2020 do Nobel da Paz tinha 211 pessoas e 107 organizações e o laureado irá receber o prémio de dez milhões de coroas suecas (quase um milhão de euros), além de um diploma e uma medalha.