Na última posse de bola, a defesa da equipa da casa impediu o remate de Satoransky e os lituanos conseguiram a vitória.

O basquetebol do Barça não pode regressar de Kaunas com uma vitória. Depois de vencer o Bayern em Munique na passada terça-feira, os homens de Sarunas Jasikevicius tinham um jogo fora contra o Zalgiris na quinta-feira, sabendo que uma segunda vitória em três dias seria muito importante. No final, num jogo muito equilibrado, a boa defesa da equipa da casa na última posse de bola fez com que a vitória ficasse na Lituânia (73-72).

Porque, num jogo difícil em Kaunas, e com casa cheia nas bancadas, a equipa da casa foi empurrada pelos seus adeptos e, desde o início, jogou com uma intensidade muito elevada. O Barça tentou e teve momentos em que dominou, mas o sucesso de Evans, Smits e Ulanovas foi muito importante.

Muito equilíbrio
Depois de uma igualdade inicial (7-8, min 4), com dois triplos de um Satoransky muito afinado, pouco a pouco, e com a ajuda de Ulanovas e Smits, o Zalgiris aumentou a sua vantagem. Porque, apesar de ter chegado a 20-19 no final do primeiro quarto, os lituanos conseguiram chegar ao intervalo com uma vantagem de +9 (44-35, min 20), após um 3+1 de Evans.

Higgins, o gatilho
Os primeiros minutos da segunda parte não mudaram o tom e Smits ultrapassou a barreira dos 10 pontos de diferença (48-37, min 24). Mas o aparecimento de um Cory Higgins estelar, com 10 pontos, ajudou o Barça a reduzir qualquer diferença e a enervar o Zalgiris (50-49, min 27), que não conseguiu travar o avanço de uma equipa do Barça que terminou o terceiro período à frente no marcador, após um triplo de Laprovittola e um cesto de Jokubaitis (55-56, min 30).

Com o jogo equilibrado, tudo recomeçou. E a igualdade no marcador também. Os golpes alternavam-se constantemente e 69-70 era o sinal de partida para o último minuto do jogo (min. 39).

O Zalgiris faz pender a balança
Um minuto que não foi favorável ao Zalgiris, que viu Butkevicius fazer um lançamento de três pontos a 26,3 segundos do fim (72-70), enquanto Kalinic, a 15,5 segundos do fim, falhou o seu e sofreu falta. Evans converteu um dos dois lances livres (73-70), embora mais dois lances livres de Laprovittola tenham colocado o resultado a 14 segundos do fim (73-72).

Mas este foi o resultado final, porque na última posse de bola a defesa do Zalgiris foi muito sólida e não permitiu que Satoransky efectuasse um lançamento. No final, o Barça não conseguiu vencer o jogo e continua com duas vitórias e duas derrotas na classificação.