Já é possível apresentar queixas online contra polícias

Os cidadãos que se queiram queixar de profissionais da PSP, GNR, SEF, Proteção Civil ou Autoridade de Segurança Rodoviária, podem fazê-lo a partir de hoje no site do IGAI.

A partir desta terça-feira, as queixas contra polícias (e outros profissionais tutelados pela Administração Interna) já podem ser feitas online.

Para assinalar o seu 23.º aniversário, a Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI) renovou o site do organismo e incluiu essa novidade, a queixa online.

Mantêm-se as anteriores modalidades – carta, e-mail ou presencial – mas, agora, os cidadãos que se queiram queixar de profissionais da PSP, GNR, SEF, Proteção Civil ou Autoridade de Segurança Rodoviária, podem faze-lo também no site da IGAI.

Para o efeito, basta preencher o formulário – que também tem uma versão em inglês –, com a vantagem de ter uma versão para telemóveis e disponibilizar o comprovativo da apresentação da queixa.

A IGAI recebe uma média de 800 queixas por ano, na sua maioria contra elementos da PSP e da GNR, de onde se destacam as ofensas à integridade física e os comportamentos incorretos.