O Boletim Epidemiológico desta terça-feira (dia 24) sofreu várias actualizações ao longo do dia. Num primeiro momento, o secretário de Estado da Saúde anunciou que seriam 29 as vítimas mortais, não contabilizando uma morte nos Açores. Porém, já durante a tarde, a DGS rectificou e reviu em alta os números. Não são, afinal, 29, nem 30, mas sim 33 as vítimas mortais.

A pandemia da Covid-19 matou em Portugal 30 pessoas até esta terça-feira, dia 24 de março. De acordo com os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) há ainda 2362 pessoas infetadas com o novo coronavírus.

O número de óbitos subiu de 23 para 30 em relação ao último balanço da DGS, feito esta segunda-feira. Além das 29 vítima mortais registadas em Portugal Continental, registou-se a primeira morte nos Açores.

Num primeiro momento o Secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, durante a conferência de imprensa da DGS, disse que se tinham registado 29 mortos até às 00h00 de segunda-feira, contudo, o número foi atualizado pelo boletim epidemiológico.

Já o número de infetados aumentou de 2060 para 2362, mais em 302 relação a ontem, o que representa uma subida de 14,7% no número de infetados.

Quanto aos casos de recuperação bem sucedidos aumentaram de 14 para 22.

A autoridade de saúde revelou que nesta altura aguarda-se pelo resultado laboratorial de 1783 testes. O total de casos suspeitos é de 15.474 desde o dia 1 de janeiro. 

Os dados da DGS mostram que dos 2362 infetados, 203 estão internados. 48 encontram-se na Unidade de Cuidados Intensivos. A grande maioria está a recuperar em casa.

O boletim da DGS inclui, esta terça-feira e pela primeira vez, uma distribuição geográfica do número de casos confirmados por concelho. Neste momento, existem casos confirmados em 66 municípios portugueses. O concelho mais afetado é o de Lisboa, com 175 casos, seguido do Porto, com 126, e da Maia, com 104.

Perguntas e respostas

Depois de ter avançado com os números, que costumam ser dados primeiramente através do boletim epidemiológico, o governante passou a esclarecer algumas questões.

Quando à operação de repatriar os passageiros que estão no cruzeiro que atracou em Lisboa no domingo, António Sales garantiu que 27 cidadãos – 20 portugueses e sete com autorização de residência – foram testados e lembrou que “um dos portugueses testou positivo e encontra-se no seu domicílio”.

O Secretário de Estado da Saúde adiantou ainda que estão a ser adquiridos 500 ventiladores na China que “chegarão até meados de abril”.