Braga desafia jovens a desenvolver projectos de promoção de cidadania europeia

O Município de Braga desafia as associações juvenis e os grupos informais de jovens a desenvolver projectos que promovam os valores da cidadania europeia, através do programa ‘EUbraga, EUropa’, apresentado esta Quarta-feira, 9 de Maio, Dia da Europa.

A iniciativa desenvolvida pela Autarquia Bracarense enquadra-se na campanha ‘Cities4Europe – Europe for Citizens’ promovido pela EUROCITIES, com o objectivo de promover novas formas de democracia na Europa e de contribuir para reaproximar os cidadãos do projecto europeu.

Com o programa ‘EUbraga, EUropa’, o Município de Braga pretende recolher contributos da juventude Bracarense sobre o futuro da Europa. As ideias vão integrar o documento que será levado à Conferência Anual da EUROCITIES no mês de Novembro, em Edimburgo. Antes das eleições europeias, agendadas para Maio de 2019, as recomendações serão entregues à Comissão Europeia.

Segundo Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, a Europa é um projecto no qual vale a pena investir. “É necessário que haja uma reaproximação entre os cidadãos e o projecto europeu, mas é também necessário que as instâncias europeias reconheçam o papel preponderante das cidades. Não há nenhuma estrutura de governo que tenha tanta capacidade concretizadora e que tenha uma relação de confiança com os cidadãos tão forte como aquela que emana das autoridades locais”, sustentou o Edil.

Neste contexto, Ricardo Rio apelou aos Bracarenses, em particular aos mais jovens, para participarem activamente nesta iniciativa e ajudarem a formatar um documento local que será remetido às entidades europeias.

Candidaturas abertas até 31 de Maio

Os projectos submetidos ao ‘EUbraga, EUropa’ devem ter um impacto positivo junto da comunidade local, promovendo os valores da cidadania europeia através do envolvimento dos jovens e cidadãos em geral, e enquadrar-se em formatos que permitam o livre acesso através de iniciativas como laboratórios de cidadãos, tertúlias, seminários e outras acções inovadores que permitam o diálogo inter-partes.

O carácter inovador e criativo do projecto; a sua exequibilidade; o impacto na comunidade; a adequabilidade do orçamento proposto; as parcerias estabelecidas; o peso reduzido das despesas com recursos humanos, caso existam, no total do projecto, serão condições de preferência de selecção.

O orçamento proposto deve adequar-se às actividades apresentadas, podendo o montante a atribuir a cada bolsa ser variável até ao máximo de 1.000,00 €, valor que será́ disponibilizado em duas fases.

As associações e jovens interessados devem submeter os seus projectos até 31 de Maio através do e-mail juventude.cm-braga.pt. O formulário de candidatura e as normas de participação encontram-se disponíveis no Portal da Juventude (juventude.cm-braga.pt) ou no Portal do Município (cm-braga.pt).

A lista dos projectos seleccionados será divulgada em juventude.cm-braga.pt