A 66.ª edição dos prémios Grammy foi uma noite de consagração de artistas femininas, com Taylor Swift, Billie Eilish e Miley Cyrus a conquistarem os prémios mais prestigiados da indústria.

Taylor Swift venceu o prémio de Álbum do Ano e Melhor Álbum Pop Vocal com “Midnights”, enquanto Miley Cyrus conquistou os Grammys de Gravação do Ano e Melhor Performance Pop a Solo com “Flowers”.

Billie Eilish recebeu o prestigioso prémio de Canção do Ano com “What Was I Made For?”, escrita para a banda sonora do filme “Barbie”. A música também ganhou o Grammy de Melhor Canção para Meio Visual, e o filme “Barbie” foi reconhecido com o prémio de Melhor Compilação para Meios Visuais.

Maria Mendes, a artista portuguesa nomeada na categoria “Melhores Arranjos, Instrumentais e Vocais” com a canção “Com que Voz”, não levou para casa o Grammy, que foi entregue a “In the Wee Small Hours of the Morning”.

SZA, a artista mais nomeada da noite, recebeu três estatuetas: Melhor Álbum R&B Progressivo com “SOS”, Melhor Performance de Duo ou Grupo Pop com “Ghost in the Machine” e Melhor Canção R&B com “Snooze”.

Miley Cyrus expressou a sua emoção ao receber o primeiro Grammy da noite, entregue por Mariah Carey, revelando as dificuldades enfrentadas devido à chuva torrencial em Los Angeles. Cyrus compartilhou a história de uma criança que só conseguiu uma borboleta quando desistiu de procurá-la, comparando-a à sua canção “Flowers”.

Ao receber o segundo Grammy pela mesma canção, Miley Cyrus expressou a esperança de que o prémio “não mude nada” porque a sua vida já era “belíssima” antes.

Billie Eilish, ao aceitar dois Grammys por “What Was I Made For” e ao interpretar a canção no palco, manifestou surpresa pela vitória, elogiando a qualidade dos outros nomeados. Agradeceu aos membros da Academia, ao irmão Finneas com quem escreveu a música, e à realizadora Greta Gerwig, “por fazer o melhor filme do ano”.

Victoria Monét teve uma noite de sorte, sendo considerada a Melhor Nova Artista e recebendo o prémio de Melhor Álbum R&B, “Jaguar II”. Monét partilhou a sua jornada de 15 anos para alcançar o prémio, comparando-se a uma planta que cresceu invisivelmente durante anos e agora sente que está a florescer.

A 66.ª cerimónia dos prémios Grammy, apresentada pelo comediante Trevor Noah, decorreu durante a madrugada em Los Angeles.

Lista de principais premiados:

Álbum do ano: “Midnights”, Taylor Swift

Gravação do ano: “Flowers”, Miley Cyrus

Canção do ano: “What Was I Made For”, Billie Eilish e Finneas O’Connell

Melhor performance pop a solo: “Flowers”, Miley Cyrus

Melhor performance pop em dueto ou grupo: “Ghost in the Machine,” SZA com Phoebe Bridgers

Melhor álbum de dança/eletrónica: “Actual Life 3 (January 1 – September 9 2022)”, Fred again..

Melhor gravação de dança/eletrónica: “Rumble,” Skrillex, Fred again.. e Flowdan

Melhor álbum pop vocal: “Midnights”, Taylor Swift

Melhor álbum pop tradicional: “Bewitched,” Laufey

Revelação do ano: Victoria Monét

Melhor álbum rock: “This Is Why,” Paramore

Melhor canção rock: “Not Strong Enough,”, boygenius

Melhor álbum de música alternativa: “The Record”, boygenius

Melhor álbum R&B: “Jaguar II”, Victoria Monét

Melhor canção R&B: “Snooze”, SZA

Melhor álbum música urbana: “Mañana Será Bonito,” Karol G

Melhor álbum rock ou alternativa latino: “”Vida Cotidiana,” Juanes e “De Todas Las Flores,” Natalia Lafourcade (empate)

Melhor álbum pop latino: “X Mí (Vol. 1),” Gaby Moreno

Melhor álbum rap: “Michael,” Killer Mike

Melhor álbum country: “Bell Bottom Country,” Lainey Wilson

Melhor álbum jazz vocal: “How Love Begins,” Nicole Zuraitis

Melhor compilação de banda sonora para meios visuais: “Barbie”

Produtor do ano, não clássico: Jack Antonoff

Melhor vídeo de música: “I’m Only Sleeping” – The Beatles