Vieira do Minho plantou 10 mil árvores na Serra da Cabreira

No âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Floresta,a Câmara Municipal de Vieira do Minho promoveu esta quarta-feira, dia 20 de Março, uma ação de reflorestação ambiental, que contemplou a plantação de 10 mil árvores, numa parcela ardida no incêndio de outubro de 2017, na Serra da Cabreira.

Tratou-se de uma ação que pretendeu sensibilizar a população para a importância das árvores quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, quer da própria qualidade de vida dos cidadãos.
Nesta ação de sensibilização ambiental que foi  levada a cabo na zona da Serradela  foram plantadas 1000 espécies autóctones, nomeadamente carvalhos, bétulas e outras folhosas.
A escolha destas espécies deve- se ao facto de implicarem um menor perigo de incêndio, dado que as árvores  folhosas são menos inflamáveis, e isso significa que, em caso de incêndio, representam uma redução de matéria combustível.
Uma iniciativa que pretendeu, acima de tudo, incutir valores fundamentais para a preservação da floresta e dos espaços verdes.

O trabalho de plantação contou com a participação do presidente da CâmaraMunicipal, António Cardoso, esteve a cargo das  equipas de SapadoresFlorestais criadas no âmbito de candidatura apresentada pelo Município FundoFlorestal Permanente.