Neste mês de Abril, o Município de Braga promove um conjunto de iniciativas que visam a prevenção dos maus-tratos na infância e juventude. Palestras, workshops e exposições são algumas das iniciativas agendadas para o ‘Mês Azul’, que se estende até dia 29 de Abril com a realização de um cordão humano no centro da Cidade.
Para Firmino Marques, Vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, esta é uma iniciativa que visa sensibilizar para a problemática dos maus-tratos na infância e para alertar para o cumprimento dos direitos das crianças.
“O Mês Azul é um trabalho conjunto do Município e de um leque alargado de entidades que, diariamente, trabalho com as crianças, mas queremos envolver todos neste desígnio de cuidar dos mais novos e combater a violência que é exercida sobre eles”, sustentou Firmino Marques, durante a apresentação do ‘Mês Azul’, que decorreu esta Segunda-feira, 1 de Abril, nos Paços do Concelho.
Já para a vereadora da Educação, Lídia Dias, é “essencial que a questão do bem-estar e dos Direitos das Crianças esteja na agenda pública”, realçando que “todos têm um papel a desempenhar na protecção das crianças”. “Queremos ser uma Cidade cada vez mais Educadora, Inclusiva e Amiga das Crianças e, por isso, contamos com o contributo de todos”, afirmou Lídia Dias.
A primeira acção do ‘Mês Azul’ está marcada para a próxima Quinta-feira, 4 de Abril, às 18h30, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, com a realização da palestra ‘Os Direitos das Crianças e a Prevenção dos Maus-Tratos Infantis’, proferida por Laborinho Lúcio, a convite da Fundação Bracara Augusta.
No Sábado, dia 6, às 10h30, no edifício gnration, terá lugar um workshop sobre os Direitos das Crianças e Jovens, promovido por jovens da Associação ANEIS e por uma equipa da Universidade do Minho. No dia 24 de Abril, no Museu D. Diogo de Sousa, irá decorrer um ‘Dia Aberto’ que inclui diversas actividades relacionadas com a temática dos Direitos das Crianças e Jovens, exposições de trabalhos e um seminário sobre Parentalidade Positiva.
A programação do ‘Mês Azul’ termina no dia 29 de Abril com a realização de um cordão humano no centro da Cidade. Nesta iniciativa participam diversas entidades relacionadas com a promoção dos direitos das crianças e jovens, nomeadamente escolas, serviços de saúde, forças policiais e de segurança ou o Tribunal de Menores.
Este cordão humano contará com a participação de crianças e jovens do Concelho, assim como adultos que, todos os dias trabalham, na prevenção e promoção da qualidade de vida das crianças e jovens de Braga. Ainda para este dia está agendada uma tertúlia para debate o projecto ‘Cidade amiga das crianças e jovens’