A partir de agora é possível fazer a viagem de ida e volta no Teleférico da Penha por 1,50 euros, fruto do novo tarifário para a população residente em Guimarães.
A abertura do Teleférico da Penha foi assinalada esta terça-feira, 02 de abril, depois de uma paragem de três meses para manutenção, com o anúncio do novo tarifário. Os residentes no concelho de Guimarães passam a pagar 1,50 euros por uma viagem de ida e volta, e um europara completar apenas um dos percursos. Os portadores do Cartão Municipal do Idoso e os utentes das escolas de ensino especial podem usar o teleférico gratuitamente e esta medida aplica-se ainda às crianças até 12 anos,acompanhadas por um adulto ou em contexto escolar.
A presidente da cooperativa Turipenha, Sofia Ferreira, destacou este momento como “importante” salientando a maior proximidade do “teleférico aos Vimaranenses”. Na sessão da apresentação do novo tarifário, Sofia Ferreira referiu que esta medida foi assumida a partir do momento que se verificou o encerramento para a 5ª grande revisão. “Este novo tarifário vem responder a uma vontade dos vimaranenses e das principais instituições que trabalham nesta área, conferindo ainda uma proximidade de Guimarães à Montanha da Penha e garantir a facilidade de acesso às pessoas”,salientou.
O Teleférico da Penha entrou em funcionamento a 11 de março de 1995 e está aberto todo o ano, ligando o Centro Histórico de Guimarães à Montanha da Penha. Nesta revisão do tarifário, o bilhete de ida e volta definido para os turistas passa ser de 7,50 euros e quatro euros para completar apenas um dos percursos.