Procissão do “Ecce Homo” saiu às ruas esta noite em Braga

A Procissão do Senhor “Ecce Homo”, que se repete, todos os anos, na Quinta-feira Santa, saiu esta noite às ruas, em Braga.

Procissão é organizada, desde os tempos antigos, pela Irmandade da Misericórdia, evocando “o julgamento de Jesus, ao mesmo tempo que celebra a misericórdia por Ele ensinada”.

Segundo é explicado no site da Semana Santa de Braga, “abre o cortejo o exótico grupo dos farricocos com grosseiras vestes de penitência, descalços e encapuçados, de cordas à cinta, como outrora os penitentes públicos, uns empunhando matracas e outros alçando fogaréus (taças com pinhas a arder). Daí chamar-se também «Procissão dos Fogaréus». Integrados na procissão, os fogaréus evocam os guardas que, munidos de archotes, foram, de noite, prender Jesus”. 

“A imagem do Senhor “Ecce Homo” (ou “Senhor da cana verde”) representa o Cristo que se declarara rei e que o governador romano pôs a ridículo pondo-lhe na mão um simulacro de ceptro (uma cana verde). Foi assim que Pilatos o apresentou à multidão, dizendo: ― “Eis aí o Homem!” (“Ecce Homo”)”.

A página oficial da Semana Santa de Braga está acessível através do endereço semanasantabraga.com.