Estão abertas as inscrições para o workshop Ibero Brasileiro sobre Áreas Protegidas a decorrer em Guimarães.

O Workshop Ibero Brasileiro sobre Áreas Protegidas acontece no Laboratório da Paisagem, em Guimarães, nos dias 22 e 23 de maio, numa organização do Laboratório da Paisagem e da Câmara Municipal de Guimarães com a Universidade Federal de Santa Maria, a Universidade do Minho e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. 

O encontro tem como objetivo criar um diálogo crítico, atual, ilustrativo (com casos práticos e modus operandi de Portugal, Brasil e Espanha) e participativo em torno da temática proporcionando a discussão sobre a gestão, valorização e promoção das áreas protegidas.

Este workshop destina-se a estudantes,investigadores, técnicos autárquicos, e empresas interessadas/dedicadas na gestão de áreas protegidas e planeamento do território. Tem como objetivo a promoção de um modelo de gestão que impõe uma maior eficiência na utilização dos recursos naturais e na valorização dos serviços dos ecossistemas.

A ação formativa tem uma duração aproximada 11 horas, dividida em dois dias e irá explorar diferentes soluções em contexto europeu e nacional e partilhar exemplos de boas práticas aplicadas a nível local. A gestão de áreas protegidas, as oportunidades para a Conservação de Áreas Protegidas e as ferramentas de Promoção e Valorização de Áreas Protegidas são alguns dos 5 módulos programáticos a abordar.

Os interessados em participar devem proceder à respetiva inscrição até ao dia 15 de maio. Para mais informação consultar o programa.