Juntas de Freguesia terão contentores específicos para recolha, promovendo a sustentabilidade no município.
A cidade de Braga deu mais um passo na promoção da sustentabilidade com a assinatura de um protocolo entre a AGERE, a empresa municipal de água e resíduos, e a Associação Industrial e Comercial de Café (AICC), que visa a recolha e reciclagem de cápsulas de café usadas. A iniciativa, intitulada “Recaps”, será implementada com o lema “Braga dá uma nova vida às suas cápsulas de café”.
A AGERE anunciou que serão instalados contentores específicos nas Juntas de Freguesia do município, onde os cidadãos poderão depositar as cápsulas de café usadas, um resíduo que até agora tem sido maioritariamente encaminhado para os resíduos indiferenciados. Esta medida surge da consciência do elevado potencial de reciclagem das cápsulas, que são compostas por materiais como alumínio, plástico e borra de café, todos com possibilidade de valorização.
Com cerca de 2.000 milhões de cápsulas de café a serem colocadas no mercado anualmente, o novo sistema de recolha promete dar um destino mais sustentável a estes resíduos, permitindo a recuperação dos materiais. A recolha será feita pelos serviços da AGERE, em colaboração com a AICC, que garantirão o encaminhamento das cápsulas para centros de reciclagem.
Rui Sá Morais, presidente do Conselho de Administração da AGERE, sublinhou a importância deste projeto para envolver a comunidade na reciclagem e encontrar alternativas sustentáveis para a gestão de resíduos. “Com a adesão à campanha Recaps, pretendemos envolver toda a comunidade bracarense na reciclagem das cápsulas de café, como forma de encontrar alternativas sustentáveis para o tratamento deste tipo de resíduos”, afirmou.
Até ao final do ano, o projeto será expandido para os Agrupamentos Escolares de Braga, promovendo a sensibilização e participação ativa dos mais jovens na reciclagem de cápsulas de café.