Operação Fornax levou à suspensão de cinco padarias em várias regiões do país.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) suspendeu a atividade de cinco padarias em Portugal, incluindo uma no concelho de Braga, devido ao incumprimento das normas de higiene. A medida foi tomada no âmbito da operação nacional Fornax, que decorreu durante este mês com o objetivo de fiscalizar indústrias de panificação e pastelaria em todo o país.

Além de Braga, foram também suspensas padarias nos concelhos da Amadora, Covilhã, Mogadouro e Montalegre. No total, a ASAE inspecionou 86 operadores económicos e instaurou 40 processos de contraordenação, resultantes de infrações relacionadas principalmente com as condições de higiene e o incumprimento de normas de segurança alimentar, como a ausência de sistemas baseados nos princípios do HACCP (Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos).

A operação teve como foco a verificação da conformidade das matérias-primas, rotulagem, rastreabilidade dos produtos, condições de armazenamento e transporte, assim como as condições de higiene das instalações e dos veículos utilizados na distribuição de produtos de panificação e pastelaria.

As infrações registadas incluem também deficiências nas cozinhas, copas e zonas de fabrico, que não estavam de acordo com os requisitos legais exigidos para o setor. A ASAE reforçou a importância destas fiscalizações para garantir a segurança alimentar e a saúde pública.