Voluntárias fazem rondas para identificar situações de violência sexual no Enterro

A iniciativa surgiu do projeto Sexism Free Night e Programa de Prevenção da Violência no Namoro em Contexto Universitário e com a conjugação da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) Braga. O objetivo é “assegurar um espaço e uma festa segura e divertida para todos e todas”.

O Enterro da Gata vai contar com ações para a prevenção de violência. Apesar de o recinto no Fórum Braga não ter um Ponto Lilás, um grupo de estudantes voluntárias da universidade do Minho, pertencentes à UMAR Braga e com formação em violência de género, vão fazer rondas para identificar possíveis situações de violência sexual e conseguirem apoiar ou denunciar as mesmas.

“Pelas formas de violência ocorridas em anos transatos, é importante e urgente medidas de prevenção e combate às formas de violência, especialmente à violência sexual”, explica Celeste Amorim, voluntária da UMAR que vai fazer as rondas. A estudante da Universidade do Minho esclarece que a ação do projeto vai passar pela distribuição de cartazes com informações sobre a temática, e numa ação-intervenção no Enterro da Gata. Estudantes da universidade do Minho, com formação prévia em violência de género, vão apoiar ou denunciar às entidades competentes possíveis situações de violência e violência sexual. “Estaremos identificadas e é uma ação conjugada com a Gata na Saúde e o chill out da equipa e a atitude da Juventude da Cruz Vermelha.”

Apesar de haver interesse em fazer um Ponto Lilás em Braga, um espaço físico dentro do recinto para prevenir situações de violência sexual, Celeste admite que os recursos económicos, temporais e humanos foram escassos. “É um projeto inicial, com pouca preparação e com pouca divulgação por parte da AAUM, e sabemos que é difícil as pessoas confiarem para denunciarem estás situações. Mas esperamos conseguir prevenir algumas situações de violência”, refere a estudante.