EUA autorizam terceira dose de vacina a partir de 20 de setembro

covid coronavirus covid-19

Os EUA anunciaram, esta quarta-feira, que planeiam disponibilizar uma terceira dose da vacina a partir de 20 de setembro.

Autoridades de saúde e especialistas dos EUA anunciaram que doses de reforço da vacina contra a covid-19 serão oferecidas este outono, sujeitas à autorização da Food and Drug Administration (FDA) e dos Centros para Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA.

“Estamos preparados para oferecer vacinas de reforço para todos os americanos a partir da semana de 20 de setembro e oito meses após a segunda dose de um indivíduo”, explicaram as autoridades de saúde. “A proteção conferida pelas vacinas contra doenças graves, hospitalização e morte pode diminuir nos meses seguintes, especialmente entre os grupos de alto risco que foram vacinados precocemente. Por essa razão, concluímos que uma dose de reforço será necessária para maximizar a proteção induzida pela vacina e prolongar a sua durabilidade” .

Os profissionais de saúde, residentes em lares e outros adultos mais velhos que receberam as vacinas da Pfizer-BioNTech e da Moderna serão os primeiros da fila.

As autoridades anteciparam ainda que serão necessárias doses de reforço para as pessoas que receberam a vacina da Janssen. “A administração da vacina J&J só começou em março de 2021 e esperamos mais dados nas próximas semanas”, disse o comunicado.

O anúncio das doses de reforço surge numa altura em que aumentam as infeções provocadas pela variante delta nos EUA.