A distinção é feita pela Civitatis. É o único espaço português na lista que conta com edifícios em Espanha, no Brasil ou EUA.

O Palácio D. Chica e fica perto da EN 101, na freguesia de Palmeira, no concelho de Braga — e é um dos lugares abandonados mais bonitos do mundo. A distinção foi feita pelo site Civitatis e junta uma lista com 10 espaços de vários países como Espanha, Brasil ou Estados Unidos.

O anúncio feito no início de fevereiro destaca o palácio, o único local nacional que consta da lista. Segundo jornal regional “O Minho”, este monumento foi considerado de interesse nacional.

A data da construção remonta a 1915 e foi ordenada por um nobre que vivia em Braga e que o queria oferecer à sua noiva, Francisca Peixoto de Sousa, mais conhecida como Dona Francisca. O edifício foi projetado pelo arquiteto suíço Ernesto Korrodi, que chegou a fazer vários edifícios em Portugal no início desse século.

O nobre e a Dona Francisca acabaram por casar, mas nunca chegaram a viver neste palácio. O casamento terminou ainda antes da obra estar concluída. Pertenceu durante vários anos à freguesia de Palmeira, onde se encontra.

Em 2010 o Palácio de D. Chica foi comprado por um empresário do ramo imobiliário. Dizia-se que queria restaurar o edifício e abrir ali um espaço para realizar casamentos, festas e jantares. O projeto nunca foi para a frente.

Mais de 20 anos depois, o palácio de Francisca Peixoto de Sousa continua abandonado. Mais recentemente foi vendido a empresários norte-americanos que também o queriam requalificar, mas nunca foi apresentado nenhum plano para o edifício.

Na lista da Civitatis fazem ainda parte da Fordlandia, no Brasil; Elevador de Gordejuela, em Tenerife, Espanha; o Castelo Bannerman, em Nova Iorque, nos Estados Unidos; ou o Farol Rubjerg Knude Fyr, na Dinamarca.

Palácio D. Chica – Braga

História

A sua construção iniciou-se em 1915, por iniciativa de Francisca Peixoto de Sousa, nascida no Brasil, que mandou vir do seu país muitas das espécies arbóreas actualmente existentes na mata envolvente. As obras foram interrompidas em 1919, quando Francisca se separou do marido. Ao longo de sua história mudou várias vezes de proprietário, arrastando-se as obras por décadas, só sendo concluídas em 1991, adaptado a restaurante e bar. Foi homologado como Imóvel de Interesse Público por Despacho de 20 de Fevereiro de 1985.

Atualmente o imóvel encontra-se num estado de abandono e degradação, depois de passar por uma disputa judicial quanto à sua posse, envolvendo várias entidades.