Braga recebeu a grande final da 13.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL). O evento, que decorreu este Sábado, 25 de Maio, no Altice Forum Braga, contou com a presença de alunos de todo o país. A Escola Básica de São Lázaro, na categoria 1º ciclo,e o Colégio João Paulo II, na categoria Ensino Secundário, foram os representantes do Concelho Bracarense.

A iniciativa envolveu autarquias, escolas, bibliotecas, editores, alunos, professores, mediadores e individualidades conexas à leitura e à escrita, a nível local e nacional e teve como parceiros a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), o Instituto Camões – Cooperação da Língua e a Direcção-Geral de Administração Escolar (DGAE).

“Braga provou que tem um compromisso para com a leitura, com o querer saber ler. Hoje vivemos a festa do livro e da leitura e não poderia deixar de agradecer a todos os professores que, durante todo o ano, se esforçam para que iniciativas como esta sejam possíveis. Com a vossa ajuda vamos colocar Braga a ler ainda mais”,referiu Lídia Dias, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, durante a sessão de encerramento.

Na edição de 2019, inscreveram-se cerca de 2000 escolas, nacionais e estrangeiras e 3500 alunos, que leram um total de 1000 obras literárias. O Concurso englobou quatro fases: a escolar, a municipal, a intermunicipal e a nacional.