Jovem sueca é detida pela polícia durante protesto pela crise climática na cidade holandesa.

A ativista climática sueca Greta Thunberg foi detida hoje em Haia, enquanto participava de uma manifestação organizada pelo grupo ambientalista Extinction Rebellion contra os subsídios aos combustíveis fósseis.

Thunberg foi levada para um autocarro utilizado pela polícia para remover os manifestantes detidos do local de um protesto contra os subsídios e incentivos fiscais a empresas ligadas às indústrias fósseis.

A ativista juntou-se a várias centenas de manifestantes que partiram do centro de Haia em direção a um campo perto da autoestrada A12, palco de diversas ações organizadas pelo Extinction Rebellion (XR).

Dezenas de agentes da polícia bloquearam o acesso dos manifestantes à autoestrada, alertando para a possível violência caso os ativistas tentassem alcançar a A12. Alguns manifestantes, incluindo Thunberg, conseguiram bloquear uma estrada principal próxima da autoestrada.

“É importante manifestarmo-nos hoje porque vivemos num estado de emergência planetária”, disse a ativista climática antes de ser detida, conforme citado pela agência AFP.

Em fevereiro, Thunberg, de 21 anos, foi absolvida por um tribunal de Londres após se recusar a obedecer a uma ordem policial para deixar um protesto que bloqueava a entrada de uma importante conferência da indústria do petróleo e do gás. Ela também foi multada várias vezes na Suécia e no Reino Unido por desobediência civil relacionada com protestos.