Programa das Comemorações do 24 de Junho – Dia Um de Portugal

Sessão Solene realiza-se no Largo da Oliveira. Em caso de condições climatéricas adversas a cerimónia terá lugar o Salão Nobre do Paço dos Duques de Bragança.

A Câmara Municipal de Guimarães vem por este meio informar o programa das comemorações do 24 de Junho que terá como momento alto a Sessão Solene, alusiva às comemorações do feriado municipal no qual se celebra a Batalha de São Mamede, travada em Guimarães em 1128, naquele que é considerado o Dia Um de Portugal.

As comemorações iniciam na 5ª feira, dia 20 de junho, com a inauguração da ampliação do Cemitério de Atães. No sábado, dia 22 de junho, estão agendadas as inaugurações do novo acesso ao Centro Escolar de Ponte, às 10h00, seguindo-se a requalificação do Fontanário do Arquinho, no lugar da Baixinha, em Moreira de Cónegos, às 11h00. Ao final da manhã o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, inaugurará ainda as infraestruturas de apoio ao Parque de Lazer de Lordelo (12h00).

Na segunda-feira, as comemorações do 24 de junho iniciam às 09h30 com o hastear das Bandeiras na Câmara Municipal, com a participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Guimarães. Na Igreja da Oliveira, às 10h00, realiza-se a Missa Solene. Entretanto decorre mais uma edição do Passeio de Bicicleta, “Dia Um de Portugal”, numa organização da Associação de Ciclismo do Minho em parceria com a Câmara Municipal.

Pelas 11h30, será inaugurada a nova Escola Básica de Caldas das Taipas, resultado de um investimento na ordem dos 9 milhões de euros na construção de um novo edifício e com equipamento moderno.

Da parte da tarde, às 16h30, será apresentado o livro “Castelo de Guimarães: Livro-Guia do Centro Interpretativo”, no Paço dos Duques de Bragança, seguindo-se a Sessão Solene do 24 de Junho e aposição de medalhas honoríficas, a partir das 18h00. Esta cerimónia está programada para o Largo da Oliveira, mas em caso de condições climatéricas adversas será transferida para o Salão Nobre do Paço dos Duques de Bragança.

A inauguração do Adarve da Muralha, que irá tornar visitável de forma pedonal o adarve do tramo da Muralha, existente ao longo da Avenida Alberto Sampaio, está agendada para domingo (30 de junho), às 11h00.

PROGRAMA
DIA 20 DE JUNHO – 5ª FEIRA
10h30 | Inauguração da Ampliação do Cemitério de Atães

DIA 22 DE JUNHO – SÁBADO
10h00 | Inauguração do novo acesso ao Centro Escolar de Ponte
11h00 | Inauguração da requalificação do Fontanário do Arquinho, no lugar da Baixinha (Moreira de Cónegos)
12h00 | Inauguração de Infraestruturas de Apoio ao Parque de Lazer de Lordelo

DIA 24 DE JUNHO – 2ª FEIRA
09h30 | Hastear das Bandeiras na Câmara Municipal, com a participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Guimarães
10h00 | Missa Solene – Igreja da Oliveira
10h00 | Passeio de Bicicleta “Dia Um de Portugal”
11h30 | Inauguração da nova Escola Básica das Taipas
16h30 | Apresentação do Livro “Castelo de Guimarães: Livro-Guia do Centro Interpretativo”, no Paço dos Duques de Bragança
18h00 | Sessão Solene do 24 de Junho e aposição de medalhas honoríficas.

DIA 30 DE JUNHO – DOMINGO
11h00 | Inauguração do Adarve da Muralha