A noite mais esperada pelos foliões chegou. Sardinha na brasa, manjericos nos parapeitos e martelo na mão. Tudo pronto para se festejar o São João. As ruas bracarenses vao estar cheias. A energia é contagiante e, mesmo com a sardinha encarecida, não há quem desmotive.

BRAGA: “É até de madrugada”

Carrosséis cheios e Marcelo na festa

“É o roda que roda, o gira que gira. Toda a gente gosta, toda a gente se diverte”. Apregoa há uma semana Cristina Amaral que montou o carrossel infantil nas festas de S. João de Braga. A noite maior acontece hoje, com Marcelo Rebelo de Sousa entre os foliões, mas há vários dias que miúdos e graúdos andam de fichas na mão.

É nas traseiras do Fórum Braga que está instalado este parque de diversões. “Quem tem crianças é obrigado a passar aqui”, diz Fátima Ferreira, enquanto espera que as filhas partam para a primeira “voltinha” do dia. Fátima confidencia que uma delas já tem 17 anos, mas “quanto mais crescidas, mais gostam dos carrosséis”. “Só nisto gastámos uns 30 euros”, contabiliza a bracarense, sublinhando que a festa, também, não se faz sem comes e bebes.

Os pais notam que as diversões estão mais caras, mas Paula Fernandes garante que nos carrinhos de choque, “os preferidos” dos foliões, “até há algumas borlas”. “De vez em quando, oferecemos uma ficha”, garante a empresária, há 26 anos no negócio. Em Braga, diz que a festa “é boa” e as noites têm sido de enchente. “Mas, se chover, vai estragar tudo”, alerta Miguel Ferreira, outro empresário.

Quem não tem planos para andar nos carrosséis é o presidente da República. Está previsto que Marcelo Rebelo de Sousa comece a romaria, pelas 21.30 horas, na rotunda do Parque da Ponte e suba a Avenida da Liberdade até chegar à Praça da República, onde assistirá ao fogo de artifício, à uma hora da madrugada.

Programação para os dois ultimos dias

9 horas – Abertura solene na Praça do Município

Das 16 às 17.30 horas – Animação na Praça do Artesão

1.30 horas – Concerto de Agir na Avenida Central
 
Amanhã

9 horas – Cortejo no Largo do Souto

17.15 horas – Lançamento de cinco toneladas de pétalas ao andor de S. João Batista no Largo do Passo

18 horas – Procissão solene de S. João na Sé de Braga

21.30 horas – Concerto de Anselmo Ralph na Avenida Central