O Guimarães Jazz já tem datas confirmadas no calendário de 2019. De 7 a 16 de novembro, o jazz vai imperar na cidade berço e a pré-venda da assinatura do festival – que dá acesso aos 13 concertos desta edição – vai estar disponível entre 25 de junho e 6 de julho por um valor especial. Os nomes que compõem o cartaz do Guimarães Jazz 2019 serão conhecidos a partir do dia 7 de julho.

Em 2019, na sua 28ª edição, o Guimarães Jazz cumpre mais uma etapa de um percurso de quase três décadas de divulgação do jazz de todas as épocas e de todos os estilos, sem outro critério senão a integridade e a qualidade da música e dos músicos que nele se apresentam.

Se é verdade que o tempo confere ao festival uma dimensão de projeto, implicando necessariamente que ele se construa numa história individual e coletiva, é igualmente importante realçar que o Guimarães Jazz privilegia, tal como o género musical a que ele é dedicado, o momento presente, como se não existisse nem memória nem pré-condicionamento. Nesse sentido, todos os anos o festival é imaginado numa quadro que é, atualmente, marcado pela extrema instabilidade das múltiplas circunstâncias externas que o determinam, sendo por isso sustentado em escolhas que, tal como na criação e na improvisação musical, constituem o resultado de um pensamento materializado numa prática à qual se tem de dar resposta em tempo real. No ocaso da segunda década do século XXI, caracterizada por significativas transformações ocorridas no parque humano global que tornam incerto o futuro da arte e da sociedade, o programa do Guimarães Jazz propõe, portanto, uma visão baseada não em passadismos inconsequentes, nem em futurismos estéreis e já ultrapassados, mas na estrita pulsação do presente, convocando assim o público para uma experiência que se pretende menos especulativa, e logo mais distanciada e contida, da música contemporânea. O programa desta edição denota, tal como habitualmente, um grande equilíbrio nas suas escolhas, numa tentativa de alcançar o máximo de amplitude possível na representação das diferentes gerações e estilos que marcam o jazz do presente.

Entre 25 de junho e 6 de julho, a assinatura do Guimarães Jazz 2019 – que permite assistir aos 13 concertos do festival – tem um valor de 72,00 euros, ou seja, um desconto especial de 20%. Após este período, o valor da assinatura assume o valor de 90,00 euros. As assinaturas encontram-se disponíveis nas bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor, do Centro Internacional das Artes José de Guimarães e da Casa da Memória de Guimarães, bem como na internet em www.ccvf.pt e oficina.bol.pt.