As obras de reabilitação do Mercado Municipal de Famalicão começam já no próximo dia 10 de julho, por isso, os comerciantes vão mudar-se para um local provisório. A partir do dia 3 de julho estarão provisoriamente alojados no Fagricoop – Cooperativa Agrícola e dos Produtores de Leite de Famalicão.
O mercado provisório vai ter dez espaços de ocupação diária e 14 de ocupação cíclica, tendo já uma “nova abordagem à natureza e dinâmica do futuro Mercado Municipal”. Para isso, o funcionamento vai ser acompanhado de um plano formativo para comerciantes, vendedores e trabalhadores.
O objetivo é “capacitar e apoiar os comerciantes, por forma a que desenvolvam novas ferramentas e conhecimentos nas áreas de higiene e segurança alimentar, marketing e exposição de produtos, atendimento, sustentabilidade, logística e armazenamento, assim como uma abordagem aos princípios e regras legais de funcionamento do comércio”.
Trata-se, diz a Câmara Municipal, em nota enviada à imprensa de um modelo de funcionamento “informal e de grande proximidade”.
A formação foi construída em parceria com o Centro Qualifica, Associação Comercial e Industrial de Famalicão e Didáxis de Riba de Ave, e vai abranger cerca de 80 pessoas durante cerca de um ano.
O espaço provisório vai funcionar durante um ano, durante o qual decorrerá a reabilitação do Mercado Municipal, orçada em 3,3 milhões de euros cofinanciados pelo Norte 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Depois de renovado o mercado vai funcionar com uma nova abordagem transformando-se num local de “trocas comerciais” mas também de “encontros e de saberes”.