O Município de Vila Verde e um grupo de farmácias do concelho decidiram reforçar o protocolo de cooperação MEDIVIDA, que já garantiu apoios ao nível dos encargos com medicação a mais de 500 famílias em situação de vulnerabilidade económica e social.

A iniciativa visa impedir que, devido a dificuldades económicas, pessoas abandonem a medicação e os tratamentos necessários. Num procedimento ao abrigo da lei do mecenato, as farmácias envolvidas assumem os custos com a aquisição da medicação, beneficiando famílias sinalizadas e acompanhadas pelas equipas assistência social.

Na assinatura dos novos protocolos, a presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, enalteceu a responsabilidade social das farmácias envolvidas, cujos apoios no âmbito deste projeto ascendem a um valor global superior a 15 mil euros.

“Considerando a atual conjuntura de agravamento da situação económica e social, com o aumento galopante dos custos de vida, revela-se de particular importância a disponibilidade destas farmácias para resolver problemas de carência que acarretariam riscos elevados para a saúde e para a vida das pessoas”, sublinhou Júlia Rodrigues Fernandes.

Promovido pelo Núcleo Local de Inserção (NLI) de Vila Verde, o MEDIVIDA tem a participação de Farmácia Ribeira do Neiva, Farmácia do Prado, Farmácia Costa Macedo, Farmácia Fátima Marques e Farmácia Medeiros. Envolve igualmente a Casa do Povo de Ribeira do Neiva, como IPSS intermediária nos procedimentos ao abrigo da lei do mecenato.

O MEDIVIDA foi lançado em 2015, tendo ganho particular acutilância no triénio 2020-2022, devido ao impacto da pandemia Covid-19. O projeto assegura que os medicamentos disponibilizados às pessoas abrangidas sejam assumidos integralmente pelas farmácias mecenas, sem custos para a Segurança Social ou Câmara de Vila Verde.

As famílias abrangidas mantêm um acompanhamento próximo por parte da equipa do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) do Município de Vila Verde, num processo que implica a redefinição de um projeto de inserção e valorização social da família, tendo em vista a melhoria do seu bem-estar e inserção social, designadamente no que toca à educação, formação e qualificação profissional.