Jogos do Eixo Atlântico o primeiro dia de competição

A bola foi laçada pelo confronto entre Santiago de Compostela e Lugo, no Pavilhão da Escola André Soares pelas 9h30.
Pela primeira vez na competição Lugo, estreou-se nos jogos do eixo da melhor maneira, vencendo. Derrotou Sto. Compostela por 32 – 30, e apesar de a certa altura o jogo empatar, não foi suficiente para a vitória por parte da equipa.
Simultaneamente a este jogo decorriam outros dois, também na modalidade de basquetebol masculino, a equipa d’O Barco confrontou a equipa do Porto no Pavilhão Municipal de Lamaçães.
Já na modalidade de andebol Guimarães defrontou Matosinhos no Pavilhão Flávio Sá Leite.

Pelas 16h30, a Avenida Central foi o palco da Cerimónia de Abertura dos Jogos do Eixo Atlântico, uma competição, criada em 1995 que se realiza a cada dois anos.
A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, o Presidente dos Jogos do Eixo Atlântico, o Vereador da Câmara de Matosinhos e Presidente da Comissão dos Jogos do Eixo Atlântico e o Secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo.
Os atletas desfilaram pelas ruas históricas hasteando a bandeira do seu concelho, num espetáculo de cor e alegria, que terminou na Praça do Município onde foram homenageados dois atletas, Serafim Carvalho e Mário Silva. O prémio de Jogo Limpo foi este ano atribuído à cidade de Monforte.
A 13.ª edição dos Jogos do Eixo Atlântico conta com a participação de 1800 desportistas, 14 concelhos do norte de Portugal e 12 concelhos da região da Galiza. O evento que se iniciou hoje, prolonga-se até dia 12 de julho (sexta-feira).
Guilherme Aguiar aludindo ao ambiente de descontração referiu que “Na sexta-feira podem acabar a competição com novos amigos, ou ter uma nova namorada,” O Presidente da Comissão dos Jogos do Eixo, ressalvou a escassez actual de competições deste nível europeu.
João Paulo Rebelo, Secretário de Estado do Desporto felicitou o Município de Braga pela sua candidatura a esta edição, pelo ótimo acolhimento, e por promover o desporto dando continuidade ao legado da Cidade Europeia do Desporto.
Alfredo Garcia destacou o facto de o primeiro objetivo, naturalmente, ser competir e vencer, mas acreditando que “os jovens atletas vão levar desta experiência apenas o melhor”, afirmou.
Ricardo Rio, Presidente da Câmara de Braga agradeceu a confiança depositada na cidade para a realização dos jogos e desejando “ que nunca esqueçam a passagem por esta cidade” concluiu
Esta competição divide-se em sete modalidades: andebol, atletismo, basquetebol, futebol de 7, natação, voleibol e ténis salientando que também existirão provas de atletismo adaptado e a natação adaptada.
A iniciativa do Eixo Atlântico está vocacionada para a promoção do desporto, convivência entre os jovens e também para um maior conhecimento entre os cidadãos das duas regiões, norte de Portugal e da Galiza.