Em Braga, a população brasileira passou de de 2596 para 6168, em 10 anos, o que representa um crescimento de 137,6%.

Fogem do custo de vida de Lisboa e Porto e escolhem Braga para se estabelecerem. Em 10 anos, a população brasileira na cidade portuguesa passou de 2596 para 6168, um crescimento de 137,6%, diz O Globo, que apelida os imigrantes oriundos do outro lado do Atlântico como “os novos bracarenses”.

A preferência pela capital do Minho esteve em destaque na edição de domingo do jornal que, na primeira página, fala de Braga, como o “novo eldorado dos brasileiros”. “Dizemos, em brincadeira, que o ‘brasileiro’ é a língua oficial de Braga. Até o clima está mais tropical”, afirmou Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal à reportagem de O Globo que foi até ao norte do país saber o que motivou este fluxo de imigração brasileira na cidade minhota.

Entre as razões apontadas para a escolha de Braga para um novo começo estão os “bons serviços públicos, estímulo ao empreendedorismo e segurança”. As rendas mais baixas do que nas grandes cidades e o sistema de incentivos fiscais da autarquia para quem quer investir na cidade também são outros dos atrativos. O autarca Ricardo Rio afirmou, aliás, que regularmente chegam ao seu gabinete recém-chegados do Brasil que procuram informação para investir ou abrir negócios.

“Braga é uma cidade mais barata, jovem e com excelente qualidade de vida”, resume à reportagem a enfermeira Alessandra Nogueira, que com o marido, o advogado Edison Puppim, vai abrir uma pastelaria na cidade. “Porto e Lisboa são caras, principalmente o aluguer de apartamentos como o nosso custa 900 euros”, explica. O casal paga em Braga 600 euros por um T2.