O Presidente da República tinha adiantado que iria fazer uma visita quando os fogos estivessem dominados.
Marcelo Rebelo de Sousa confirmou esta quarta-feira que conta visitar, já na sexta-feira, as zonas atingidas pelos incêndios
de grande dimensão registados esta semana.
Recorde-se que mais de mil operacionais estiveram no terreno a combater chamas que afetaram com particular intensidade os concelhos de Mação, Vila de Rei e Sertã.
Tanto o Governo como os autarcas já foram informados dos planos, deu conta o Presidente da República.
“O Governo já sabe, os senhores presidentes de câmara já sabem. Irei da forma que conhecem, como vou habitualmente a essas áreas, apenas como ajudante de campo”, afirmou.
Questionado por uma jornalista sobre se iria também ‘apagar os fogos’ entre autarcas e Executivo – uma metáfora que faz referência à troca de argumentos registada esta semana, na sequência destes fogos de grande dimensão , Marcelo foi diplomático.
“Vou preparado para ver o que se passou. E para ouvir. Eu disse que enquanto durasse o combate [às chamas], a prioridade era o combate. Terminado o combate, compreender o que se passou. Vou ouvir o que certamente me
terão a dizer todos os que estiveram empenhados nesse combate conjunto. Certamente haverá depois hipótese de várias instituições olharem para o que aconteceu e formularem o seu juízo”, acrescentou.
De resto, Marcelo “não queria, neste momento, antes de ver o que se passou no terreno e ouvir, estar a formar qualquer juízo”.