O Presidente da República pode marcar reunião do Conselho de Estado já para a quarta-feira da próxima semana, dia 3 de Novembro, avança o jornal Público.

Esta reunião é essencial para a dissolução da Assembleia da República e esta é uma das datas que Marcelo Rebelo de Sousa já tinha pré-agendada para reunir o Conselho de Estado, mesmo sem cenário de crise política, explica ainda o jornal.

Se o Orçamento do Estado para 2022 for chumbado, o Presidente avança de imediato para a dissolução da Assembleia da República, como frisou esta manhã. “Até ao momento da votação, é sempre possível continuar a falar”, disse,  manifestando que mantém o“desejo” e “expetativa” de que possa haver entendimento.

“Já sabem que se isso não for possível, é a dissolução. Ou há Orçamento ou, não há Orçamento e eu avanço para o processo de dissolução”, garantiu.

“Vamos ponderar até ao último segundo. Mantenho aquilo que disse: o mais desejável e aquilo que eu esperaria que acontecesse era que o orçamento passasse,” disse.

“Vou ponderar serenamente as informações, perceber o estado de espírito dos diversos protagonistas e ver se é possível, de alguma forma, encontrar o número de deputados para viabilizar o Orçamento do Estado”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.