Bino Maçães fez a antevisão da deslocação do V. Guimarães ao reduto do FC Porto, marcada para as 21h00 de quinta-feira.

Confiança da equipa: “O Vitória começa a exorcizar alguns fantasmas do passado e isso será muito importante na confiança de que os jogadores precisam não só para o jogo com o FC Porto, como também para os seguintes. Vejo uma equipa a querer crescer e a trabalhar, empenhada em fazer bem as coisas. Mesmo ganhando, há sempre retificações a fazer e é nisso que nós trabalhamos, no sentido de reforçar a confiança da equipa e também na assimilação dos processos de jogo para que sejam cada vez mais eficazes”.

A anterior intermitência de Edwards e a recuperação nos últimos jogos: “Não gosto de particularizar ou de falar de um só jogador. O Edwards é um dos jogadores da nossa equipa e trata-se de um grande talento. Fez uma grande temporada em 2019/20 e, naturalmente, queremos que volte a ajudar o Vitória. Queremos isso dele e dos outros jogadores, queremos que ponham em prático aquilo que sabem fazer de melhor. Tenho a certeza de que se crescerem nesse sentido seremos mais fortes no futuro. É assim que enquadro o Edwards. É um dos jogadores que conseguem desequilibrar, como outros que temos na equipa, todos com muita qualidade. Cada um, dentro das suas funções, deve dar o seu melhor e crescer e também acredito que a última vitória poderá libertá-los para melhores desempenhos”.

O Vitória só está a defender o sexto lugar ou ainda olha para o quinto? “Olhamos para todas as equipas, mas o nosso foco principal é olharmos para a frente. Tem sido assim desde o primeiro dia, desde que cheguei. Tentamos fazer o nosso caminho, encurtando distâncias para cima e melhorar em termos de rendimento. Se nos vamos aproximar ou não do Paços de Ferreira, isso já dependerá dos nossos jogos. Quero é que os jogadores se libertem porque a instabilidade que se criou como resultado dos maus resultados levou a algum negativismo. Mas volto a sublinhar que estamos a lutar pela Europa, não estamos a lutar pela permanência. É uma pressão muito boa”.

A indisponibilidade de Quaresma: “Regressou agora aos treinos e ainda não está pronto na totalidade para o jogo com o FC Porto. Eventualmente já estará apto para o jogo seguinte, frente ao Nacional, nessa altura já poderemos ter uma ideia diferente. Está num processo de crescimento em termos físicos e a evoluir da lesão. Julgo que está bem encaminhado no sentido de regressar em breve”.

Bino Maçães expressou manifesto desagrado com a ideia da Superliga Europeia.

A Superliga Europeia deu vários passos atrás nas últimas horas, mas nem por isso Bino Maçães deixou de comentar o projeto iniciado por alguns dos maiores clubes do panorama futebolístico europeu.

“Não concordo nada com a criação dessa competição. Temos de fazer uma grande reflexão, parece que o futebol se está a transformar num desporto elitista quando é um desporto do povo. E deve continuar assim, sendo um desporto do povo”, assinalou o treinador do V. Guimarães, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o FC Porto, agendado para as 21h00 de quinta-feira, no Estádio do Dragão.