Um golo ‘madrugador’ de Vitinha permitiu hoje ao Sporting de Braga vencer em casa do Gil Vicente 1-0, em jogo da nona jornada da I Liga de futebol, permitindo aos ‘arsenalistas’ subirem ao quinto lugar.

A equipa de Barcelos foi a primeira a criar perigo no encontro, com Samuel Lino a atirar às malhas laterais da baliza defendida por Matheus, à passagem do minuto três. No entanto, os bracarenses revelaram mais eficácia e, no minuto seguinte, o nulo foi desfeito. Ricardo Horta, depois de um passe de rotura de Yan Couto, não foi capaz de bater o guardião gilista Frelih, mas, na recarga, Vitinha apontou o 0-1.

Após o golo forasteiro, o jogo prosseguiu a um ritmo elevado e as oportunidades surgiram de parte a parte. Ao minuto dez, o Gil Vicente FC ficou muito próximo de repor a igualdade, porém Leautey não foi além de um remate ao lado. Sete minutos mais tarde, foi a vez do SC Braga ameaçar ampliar a vantagem, por intermédio de Iuri Medeiros. Todavia, o pontapé do extremo português saiu a centímetros do poste e o resultado permaneceu igual.

Nos instantes finais do primeiro tempo, a formação caseira cresceu na partida e beneficiou das melhores ocasiões de perigo. Mas, apesar do domínio barcelense, Matheus respondeu sempre da melhor maneira e, por três vezes, negou o golo a Samuel Lino. Até ao término da primeira parte, o resultado não se alterou e ambas as equipas regressaram aos balneários com o SC Braga a vencer por 0-1.

Na retoma do encontro, o equilíbrio foi a nota dominante. Vitinha, aos 48 minutos, ficou perto de bisar na partida, contudo, o remate do jovem bracarense esbateu nas redes laterais da baliza de Frelih.

A resposta gilista não tardou e, seis minutos depois, Matheus calculou mal a saída dos postes e Leautey ficou com a baliza à sua mercê. Quando tudo fazia antever o golo do empate, surgiu Sequeira que, com um corte acrobático na linha de baliza, afastou o perigo e manteve as redes da baliza bracarense invioladas.

Na última meia hora de jogo, o SC Braga recuou no terreno, na tentativa de segurar a vitória. Por outro lado, o Gil Vicente FC assumiu as rédeas do encontro e, até ao apito final, dispôs das melhores chances para fazer balançar as redes. Já no período de compensação, Giorgi Aburjania teve nos pés uma ocasião flagrante para empatar a partida, contudo Matheus respondeu da melhor forma ao remate do médio gilista e o resultado não se alterou. O SC Braga venceu o dérbi minhoto, por 0-1.

Com este resultado, o Gil Vicente FC permanece na décima posição da Liga Bwin, ao passo que o SC Braga ascende ao quinto lugar da tabela. Na jornada dez do campeonato, os gilistas deslocam-se à Madeira para defrontar o CS Marítimo, em jogo realizado no próximo domingo, dia 31, às 15:30.

Por sua vez, os arsenalistas recebem o Portimonense SC na próxima segunda-feira, dia 1, às 19h. No entanto, a meio da semana, o SC Braga recebe, para a Allianz Cup, a formação do Paços de Ferreira. A partida está marcada para quinta-feira, dia 28, às 20h15.

Carlos Carvalhal, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa, após vitória por 1-0 frente ao Gil Vicente:

«Vivemos de resultados. Terceiro jogo que não sofremos golos, terceira vitória consecutiva, grande consistência da minha equipa e o resto temos de perceber o contexto difícil. O Gil Vicente é daquelas equipas que não queremos apanhar a seguir a uma competição europeia, principalmente a jogar em casa.

Marcamos primeiro, o Gil reagiu e também teve oportunidades, mas acima de tudo fomos realistas e consistentes. Tivemos alguns imponderáveis no jogo. A entrada do Tormena e do Fabiano foi claramente para fechar a equipa, mas tentar marcar o segundo. A minha defesa esteve irrepreensível. Estamos muito contentes por ganhar num campo difícil.

[capacidade defensiva e espírito de grupo] Há vitórias no campeonato assim. É um oásis ter de meter defesas no campo, mas hoje teve de ser assim. Tenho de ajudar os meus jogadores a ganhar jogos e hoje senti que se não tapasse atrás que não ganhava o jogo. A prioridade foi a solidez defensiva. Foi um triunfo do realismo.

Ricardo Soares, treinador do Gil Vicente, na sala de imprensa, após derrota por 1-0 frente ao Sp. Braga:

«Os jogadores não estão felizes porque não vencemos, mas tem noção do jogo que fizeram. Foi um grande jogo, o campeonato faz-se de resultados, mas desta forma a equipa está preparada para o futuro. É fundamental para nós jogar desta forma, com uma grande qualidade ofensiva e defensiva.

O Braga é uma equipa forte, mas que hoje teve de recorrer às vezes a uma linha de seis para parar o nosso jogo. Fez um golo num espaço que normalmente não concedemos, mas o resultado é injusto para nós.

[sem ganhar há sete jornadas] Não podemos estar satisfeitos porque os objetivos têm a ver com os pontos. Não sabemos é quando a equipa faz pontos. Tenho experiência suficiente para não me deixar abatido por um resultado que é injusto, como não vou deixar que belisquem o trabalho dos meus jogadores. Desta forma o Gil Vicente vai ganhar muitas mais vezes, no ano passado também passamos por uma fase semelhante, mas o equilíbrio do clube, a qualidade dos jogadores, permite novamente entrar em jogo porque sei que basta ganhar um jogo para fazer uma grande época. Preocupava-me ganhar um jogo sem fazer nada por isso. Não fomos melhores na eficácia, mas não vou abdicar do meu processo. Vou feliz embora porque tenho um grande orgulho nos meus jogadores e na massa adepta.

[erro tático no golo do Braga] Hoje jogámos com uma equipa que gosta de ser mandona. Nós é que fomos mandões, controlamos o jogo e só não controlámos os resultados. Somos uma grande equipa e joga como uma equipa grande. Nós recuperámos a bola, mas voltamos a perder e a equipa ficou desposicionada. Houve um jogador nosso que não devia ter saído para ajudar uma cobertura excessiva ao Pedrinho».

Um golo ‘madrugador’ do jovem Vitinha, que se estreou a titular e a marcar na I Liga de futebol, deu hoje uma ‘suada’ vitória ao SC Braga sobre o Gil Vicente, na nona jornada.

O único golo surgiu logo aos quatro minutos, com Vitinha, de 21 anos, a fazer a recarga vitoriosa após defesa do guarda-redes gilista Frelih a remate de Ricardo Horta, oferecendo um triunfo difícil à equipa de Carlos Carvalhal, que teve no guarda-redes Matheus a outra figura.PUBLICIDADE

É o regresso às vitórias dos bracarenses no campeonato, após o empate caseiro com o Boavista na última jornada (2-2), que lhes permite a subida ao quinto lugar.

Um mês depois do último jogo em casa (derrota com o FC Porto, por 2-1, em 24 de setembro), o Gil Vicente somou a terceira derrota no seu reduto e o sétimo jogo seguido sem ganhar no campeonato, caindo para a 10.ª posição.

A equipa de Barcelos apresentou-se sem Zé Carlos, emprestado pelos bracarenses, e Murilo (lesionado), enquanto no SC Braga a surpresa maior foi a titularidade (estreia) do jovem Vitinha na frente de ataque, relegando para o banco de suplentes a dupla espanhola Mario González e Abel Ruiz.

A primeira ocasião de perigo até pertenceu aos gilistas, com Samuel Lino a fugir pela esquerda, mas, já apertado, por Paulo Oliveira, rematou às malhas laterais (03).

Mas, no minuto seguinte, o SC Braga colocou-se na frente, golo que seria decisivo.

Iuri Medeiros descobriu Ricardo Horta no meio de uma ‘cratera’ entre os centrais gilistas, o avançado rematou contra o guarda-redes Frelih, mas, na recarga, Vitinha estreou-se a marcar no campeonato, depois dos dois golos na goleada sobre o Moitense para a Taça de Portugal (5-0).

O Gil Vicente demorou a responder e, antes das ocasiões que desperdiçou, ainda viu Iuri Medeiros, que joga com pouca intensidade, mas tem muita qualidade no pé esquerdo, rematar com muito perigo, aos 17 minutos.

Depois, a equipa de Ricardo Soares foi tomando conta da partida e desperdiçou várias ocasiões, a mais flagrante delas por Samuel Lino, aos 34 minutos: o avançado, na ‘cara’ de Matheus, atirou contra o guardião luso-brasileiro.

O guarda-redes bracarense revelou-se fundamental a tapar a baliza a Fran Navarro (35) e novamente a Samuel Lino (36).

O Gil Vicente veio do intervalo mais forte e, logo aos 46 minutos, Fujimoto obrigou Matheus a defesa difícil.

Aos 55 minutos, o Gil Vicente dispôs da melhor ocasião para marcar em todo o encontro, mas Sequeira, com um corte fabuloso em cima da linha de baliza, impediu que o ‘chapéu’ de Leautey, após saída extemporânea de Matheus, entrasse.

O Gil Vicente rondou o golo no canto consequente, novamente por Leautey, mas com as substituições operadas por Carlos Carvalhal pouco depois (lançou Fabiano e Lucas Mineiro e, mais tarde, Moura e Tormena, que sairia lesionado perto do fim), o SC Braga passou a não permitir grandes veleidades, ainda que tendo quase desaparecido ofensivamente – a exceção foi um remate de Moura.

Ricardo Soares fez a aposta final com Boubacar, Elder Santana e Abujarnia, e o médio georgiano obrigou Matheus a grande defesa na cobrança de um livre direto (90+1). O Gil Vicente ‘acordou’ tarde e não foi a tempo de reverter a derrota.

Ficha de jogo

Estádio Cidade de Barcelos.

Gil Vicente – SC Braga, 0-1.

Ao intervalo: 0-1.

Marcador:

0-1, Vitinha, 04 minutos.

Equipas:

– Gil Vicente: Frelih, Hackman, Lucas, Rúben Fernandes, Talocha, Vítor Carvalho, Pedrinho (Aburjania, 83), Fujimoto (Matheus Bueno, 70), Leautey (Boubacar, 77), Samuel Lino e Fran Navarro (Elder Santana, 77).

(Suplentes: Andrew, Diogo Silva, Henrique Gomes, Aburjania, Boubacar, Bilel, Matheus Bueno, Calero e Elder Santana).

Treinador: Ricardo Soares.

– SC Braga: Matheus, Yan Couto, Paulo Oliveira, Diogo Leite, Sequeira (Tormena, 70, Chiquinho, 87), Al Musrati, Castro (Fabiano, 60), Iuri Medeiros (Lucas Mineiro, 60), Galeno (Moura, 70), Ricardo Horta e Vitinha.

(Suplentes: Tiago Sá, Fabiano, Tormena, Moura, Lucas Mineiro, André Horta, Chiquinho, Mario González e Abel Ruiz).

Treinador: Carlos Carvalhal.

Árbitro: Tiago Martins (Lisboa).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Castro (49), Pedrinho (49), Sequeira (61), Vitinha (81) e Moura (90+2).

Assistência: cerca de 3.000 espetadores.

Veja aqui os melhores momentos do jogo