Braga apresenta Programa de Valorização Ambiental de todas as freguesias do concelho

O Município de Braga apresentou o Programa de Valorização Ambiental das Freguesias. Este é um diagnóstico dos aspetos ambientais das 37 Freguesias e Uniões das Freguesias, cujo principal objetivo passou pela análise e avaliação dos problemas ambientais e paisagísticos, que afetam os ecossistemas e a qualidade de vida no concelho de Braga.

Simultaneamente à identificação dessas situações ambientalmente problemáticas, o Município realizou as ações corretivas que eram da sua competência e dinamizou atividades de envolvimento e participação da população, com o desígnio de minimizar, de forma imediata, os seus impactos. “Desde 2014 que temos vindo a efetuar um diagnóstico das necessidades que todas as freguesias têm em termos ambientais. Durante as ações desenvolvidas pelo Município e pelas Juntas e Uniões de Freguesias, foram identificadas 34 pequenas lixeiras onde foram retiradas mais de 800 toneladas de lixo em espaço público”, referiu Altino Bessa, vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, durante a apresentação do programa, que decorreu ontem na Junta de Freguesia de Priscos.

Na apresentação, que contou com a presença de vários presidentes de Junta do concelho, Altino Bessa sublinhou que este “não é um documento fechado” e que a intenção passa por “recolher contributos dos autarcas locais para que identifiquem outras necessidades e formas de atuar em cada um dos seus territórios”.

Esta é uma estratégia que o Município pretende continuar a desenvolver para dar resposta aos problemas identificados neste documento, mas também a outros que possam eventualmente surgir e proceder à monitorização contínua dos impactos das ações aplicadas no território.

A estruturação deste projeto divide-se em diferentes eixos temáticos ponderados pela abrangência das intervenções realizadas pelo Município: água, ar, educação ambiental, energia e mobilidade sustentável, espaço florestal, espaços verdes e espaços públicos, promoção territorial e desenvolvimento rural, resíduos e ruído.

“Sabemos que a eliminação de problemas ambientais é um trabalho que nunca acaba e que requer esforços contínuos e permanentes ao longo do tempo. Com estas ações, não só estamos a resolver as situações reportadas, mas também a agir como forma de prevenção de novas ocorrências que degradem o meio ambiente”, concluiu Altino Bessa.