A freguesia de Aveleda recebe, de 27 a 29 de setembro, as Festividades em honra de Nossa Senhora do Parto.

Na sexta-feira, dia 27, às 20h00, decorrerá a Novena, e às 22h00, segue a atuação do grupo musical “Banda Myllenium”. O dia termina com uma sessão de fogo de artifício.

No sábado, pelas 8h30, chega a Aveleda o grupo de bombos “Os Divertidos”, que percorrerá a freguesia em ambiente de festa. Às 20h00, será celebrada a Missa Vespertina na Igreja Paroquial, seguindo-se a Procissão de Velas até à Capela de Nossa Senhora do Parto. Às 22h00, o programa prossegue com a atuação do grupo “4 Mens”, culminando com uma sessão de fogo de artifício.

No domingo, às 11h00, será celebrada a Missa, cantada pelo Grupo Coral de Aveleda. Às 14h00, a freguesia recebe a Banda Musical de Vila Nova de Anha. Às 16h00, decorrem as celebrações religiosas com o sermão em honra de Nossa Senhora do Parto, seguindo-se a Majestosa Procissão com diversos andores e figurados. No final, ocorrerá a Oração pela Paz. Às 20h30, atua o Grupo Folclórico Semear Alegria de Celeirós e o Grupo Folclórico de Santa Marta de Aveleda. As festividades encerram com uma sessão de fogo de artifício.