A cidade de Braga foi selecionada pela European Master Athletics (EMA)
Braga vai receber no próximo ano o Campeonato da Europa de Atletismo em Pista Coberta (veteranos). O evento de dimensão internacional trará à cidade minhota, entre 15 e 22 de março, no Forum Altice, nomes fortes nas diferentes vertentes da modalidade, estimando-se a presença de cerca de quatro mil atletas do Velho Continente.
A cerimónia de apresentação do Europeu de Atletismo em Pista Coberta 2020 decorreu hoje, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal, e contou com as presenças do presidente da autarquia, Ricardo Rio, da vereadora do Desporto, Sameiro Araújo, de Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, e de Kurt Kaschke, presidente do European Master Atletics (EMA).
Fazem também parte deste campeonato europeu as competições de lançamentos ao ar livre que se realizarão no Centro de Lançamentos Dr. Braga dos Anjos e Estádio 1º de Maio, culminando com uma participação livre na Meia Maratona de Braga (22 de março).
Para Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga “este é o compromisso que o Município tende a desenvolver na área do desporto, sendo que a cidade tem hoje capacidade organizacional para receber um evento desta dimensão.
Este evento hoje apresentado é mais um ponto forte do nosso trabalho, é o reconhecimento de Braga como um exemplo Europeu na promoção do Desporto. Temos hoje a certeza que toda a experiência desenvolvida através dos grandes eventos desportivos dos quais já fomos palco, esta é uma grande iniciativa que trará até à cidade milhares de pessoas, o que vem validar o trabalho efectuado e premiar o espírito de inovação e pioneirismo com que enfrentamos a tarefa de promover o desporto e envolver toda a população nesse desígnio” salientou o autarca.
O mês de Março de 2020 ficará assim marcado por uma grande competição onde a organização prevê uma participação superior a 4.000 atletas, oriundos de mais de 45 países, que extravasam os próprios limites europeus, dando sequência ao crescimento verificado nas duas anteriores edições realizadas em Ancona – Itália (2016) e Madrid – Espanha (2018).
Sameiro Araújo, vereadora do Desporto e Juventude do Município congratulou todos os envolvidos nesta candidatura afirmando que “este é um sonho antigo que finalmente começa a ganhar forma. Temos a certeza que Braga irá receber este grande evento de braços abertos e da melhor maneira possível, com profissionalismo e muito fair play. O ano de 2018 deixou um legado inestimável para Braga. Este evento, e outros que têm tido lugar na Cidade, são o seguimento natural do trabalho desenvolvido durante a Cidade Europeia do Desporto. Sempre afirmamos que o principal objetivo passava por dar continuidade ao esforço desenvolvido durante a CED, para que os seus efeitos se sentissem durante longos anos no quotidiano dos Bracarenses”, salientou.