Guimarães vive dias intensos com o programa das Festas da Cidade e Gualterianas, que se estende até à próxima segunda-feira.

O programa das Festas da Cidade e Gualterianas inicia esta sexta-feira, 02 de agosto, com múltiplas propostas e atividades, atraindo desta forma milhares de pessoas a Guimarães como já é habitual. Entre Cantares ao Desafio, Folclore, Fado, Grupos de Bombos, Teatro, Concertos, Dj’s, Feira de Artesanato e ainda exposições, são as propostas para este primeiro dia de festa, numa ligação entre vários pontos da Cidade até ao espaço de diversões, localizado na Alameda Dr. Alfredo Pimenta.

A noite promete ser animada com o concerto de Blaya, de entrada livre, a partir das 22h00, na Praça da Plataforma das Artes. À tarde, pelas 17h00, a música espalha-se por várias ruas com a atuação da “Banda às Riscas” e ainda o “Desfile e Concentração de Grupo de Bombos”.

Uma das novidades será a peça de teatro (De)Assis, num percurso entre a Igreja Santo António dos Capuchos e o Largo de S. Francisco, a partir das 19h00. Com uma base informativa tradicional, mas de vestes modernas, trata-se de uma viagem pela história popular do nascimento das Festas da Cidade e Gualterianas, e seus antecedentes/primórdios, a partir da chegada de São Gualter a Guimarães, recorrendo a elementos identitários e a uma simbologia transversal aos folguedos tradicionais da região Norte de Portugal. É um espetáculo de rua, com tudo a acontecer à medida que o cortejo desliza pelas artérias de Guimarães e, simultaneamente, pela sua História.

Esta sexta-feira, ainda, há outras propostas em praças distintas. A partir das 21h30, é possível assistir a “Cantares ao Desafio”, no Coreto do Jardim da Alameda. A partir das 22h00, tem início o Festival de Folclore, no Largo do Toural. À mesma hora, no Largo de Donães, terá lugar a atuação de Grupos de Fados.

A noite termina, com a atuação de Dj Firmeza, para o público mais jovem, na Praça da Plataforma das Artes, após o concerto de Blaya.

Programa – SÁBADO, 03 de agosto

10h00 – Desfile e Concentração de Grupos de Bombos (Ruas da Cidade)

10h00 – Feira de Gado e Concurso Pecuário (Campo de S. Mamede)

11h00 – Oficina Carros que Marcham (Largo da Oliveira)

18h00 – Batalha de Flores (Ruas da Cidade)

19h00 – (De)Assis, teatro (Ruas da Cidade)

20h30 – Original Bandalheira (Ruas da Cidade)

21h30 – Arruada e Encontro de Tocadores de Concertina (Largo do Toural)

21h30 – Concerto de Piano e Voz com Elisabete Matos (Igreja de S. Francisco)

22h00 – Fado Filius – Vera Lima (Largo de Donães)

22h00 – Concerto Dino D’Santiago (Praça da Plataforma das Artes)

22h30 – Dj Edgar Marquez (Praça da Plataforma das Artes)

00h30 – Sessão de Fogo de Artifício (Largo Condessa da Mumadona)

DOMINGO, 04 de agosto

09h00 – Desfile e Concentração de Grupo de Bombos (Ruas da Cidade)

10h30 – Desfile de Charretes Antigas (Ruas da Cidade)

12h30 – Festividades Litúrgicas em honra de S. Gualter (Igreja de S. Francisco)

17h00 – Música, 5 a Fever (Ruas da Cidade)

18h00 – Majestosa Procissão de S. Gualter (Inicia no Largo da Fonte Santa, em Urgezes, pelas 17h30. Saída às 18h00 da Igreja de S. Francisco pelas Ruas da Cidade.

21h30 – Despique de Bandas (Largo do Toural)

21h30 – Música, 5 a Fever (Coreto do Jardim da Alameda)

22h00 – Fado – De Coimbra com Amor (Largo de Donães)

22h00 – Concerto de Johnny Abreu (Praça da Plataforma das Artes)

SEGUNDA-FEIRA, 05 de agosto

21h00 – Música, André Rio (Coreto do Jardim da Alameda)

22h00 – Marcha Gualteriana (Ruas da Cidade)