O Centro de Vacinação contra a covid-19 do ACES (Agrupamento Complementar de Centros de Saúde) de Braga começa a operar, esta terça-feira, no Forum Altice Braga com o triplo da capacidade, entre 800 e mil inoculações por dia.

A abertura simbólica será feita pelas 10:00 por Ricardo Rio, presidente da Câmara, e Domingos Sousa, diretor do ACES Braga.

O vereador Altino Bessa, com o pelouro da Proteção Civil, adiantou a O MINHO que o Centro, que até agora funcionava junto ao Centro de Saúde de Maximinos, foi montado pelo Município numa zona do segundo andar do espaço de exposições, em cooperação com a Cruz Vermelha e os bombeiros, Voluntários e Sapadores. “Fizemos toda a logística e vamos deixar vários bombeiros e funcionários a apoiar”, salientou

“A vacinação decorre no piso superior da grande nave, nos corredores envolventes com zonas distintas como área administrativa, compartimentos de vacinação e zona de recobro”, disse o autarca, salientando que, no local, vai estar uma ambulância em permanência para levar ao Hospital quem quer que tenha reações adversas.

A solução encontrada permite que a vacinação prossiga, em paralelo com as atividades do Forum, que serão reatadas logo que o confinamento termine.

O espaço foi já vistoriado pela ARS-Norte (Administração Regional de Saúde do Norte), tendo o ACES já comunicado aos cidadãos que irão ser vacinados a mudança de local.