Benim, Espanha, Filipinas, República Checa e Sérvia são os países convidados para o Fest’In Folk Corredoura a decorrer em Guimarães até ao próximo domingo.

A inauguração da exposição “A Viagem do Linho” esta terça-feira, 06 de agosto, nos claustros da Câmara Municipal,marcou o início de mais uma edição do Fest’in Folk Corredoura – O Mundo Dança em Guimarães. Galas, workshops de dança, visitas a IPSS’s são alguns dos momentos em destaque num programa que se estende ao longo de cinco dias numa“partilha de cultura e tradições” que se afirma em Guimarães.

A vice-presidente da Câmara Municipal,Adelina Pinto, apontou a “interessante experiência com outros países” a fim de“mostrar aquilo que Guimarães e a suas tradições tem para oferecer”, assim como“aprender com os países que nos visitam e mostram as suas tradições”. Adelina Pinto realçou a “explicação de vários mundos” através de um festival que “anda pela cidade e dá maior colorido”, apontando ainda o facto de ir ao encontro das pessoas, com evidência para as visitas a instituições de solidariedade social.

O Presidente do Grupo Folclórico da Corredoura, Henrique Macedo, também evidencia o sentimento de partilha de conhecimento, tradição e cultura num festival que assumiu a candidatura ao Conselho Internacional de Organizações de Festivais de Folclore (CIOFF Portugal). “É o primeiro ano que estamos a ser avaliados, num processo que demorará três anos, mas estou certo que iremos receber o certificado pela forma como temos correspondido às exigências do CIOFF na escolha dos grupos. Estamos satisfeitos pelo caminho que estamos a percorrer para estas galas”.

A primeira Gala “O Mundo Dança em Guimarães” realiza-se já esta terça-feira, às 21h30, no Largo do Toural. Nasexta-feira, 9 de agosto, realiza-se a “Gala das Nações” no Campo de S. Mamede.No sábado, 10 de agosto, às 21h30, terá lugar a Gala de Folclore Nacional. A última Gala – Ritmos do Mundo e Orquestra Multicultural do Fest’in Folk Corredoura 2019 – realiza-se no domingo, 11 de agosto, a partir das 21h30, no Campo de S. Mamede.