SC Braga derrotado em casa após regresso de Moscovo

O Benfica goleou hoje em casa do Sporting de Braga por 4-0, subindo ao segundo lugar da I Liga de futebol, num jogo da quarta jornada em que Pizzi ‘bisou’ e beneficiou de dois autogolos.

A vitória ‘encarnada’ começou a desenhar-se aos 25 minutos, quando Pizzi converteu uma grande penalidade, jogador que ‘bisou’ aos 47, passando a liderar a lista de melhores marcadores com cinco golos.

Os dois restantes golos do Benfica foram anotados por atletas bracarenses na sua própria baliza – Bruno Viana, aos 51, e Ricardo Esgaio, aos 73 -, os dois primeiros autogolos na presente edição da prova.

A vitória permite ao Benfica ascender ao segundo posto com nove pontos, os mesmos que o FC Porto, terceiro, e a um do comandante Famalicão, enquanto a equipa de Braga é apenas 13.ª com quatro pontos.

Declarações de Sá Pinto, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a derrota (0-4) frente ao Benfica:

Questionado se a viagem a Moscovo tinha pesado o técnico bracarense respondeu “Tem sempre algum peso, não estávamos 100 por cento frescos, ao terceiro dia não é fácil. Precisava de mudar em relação ao último jogo, sabíamos que o Benfica ia entrar com um ritmo alto, mas até acho que entrámos bem no jogo, muito igualdados até ao penálti. O jogo estava muito equilibrado e aquele penálti veio desequilibrar o jogo, animicamente sentimos isso. Se o Horta tem feito o golo podíamos ter voltado ao jogo, mas normalmente somos uma equipa mais compacta, mais equilibrada e permitimos ataques rápidos, que é um momento forte do Benfica, saindo rápido com Rafas, a qualidade do Pizzi e muitas vezes cria desequilíbrios. Tentei corrigir ao intervalo e estarmos mais juntos para jogar o jogo que sabemos. O segundo momento do jogo tem a ver com a entrada na segunda parte, aqueles dois jogos. Sofrer dois golos para uma equipa que não está fresca, foi muito difícil a partir do 0-3 voltar ao jogo. Foi um jogo atípico, um penálti que aparece do nada, dois autogolos. Não temos que entrar em nenhum tipo de depressão, há que fazer o luto pelos três pontos e perceber que em quatro jogos já jogámos contra o Benfica e contra o Sporting e conseguimos o grande objetivo da época de uma forma notável. Os jogadores estão de parabéns em relação a isso, esta paragem vai ser benéfica, precisamos de descansar».

Declarações de Bruno Lage, treinador do Benfica, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o triunfo (0-4) sobre o Sp. Braga:

[Como justifica esta vitória?] «Justificar é dar seguimento ao nosso trabalho e mostrar em campo a forma como teimamos e como s gostamos de jogar, foi isso que pedi e peço sempre aos jogadores, que joguem com alegria e que nos deixem felizes, mostrando a nossa forma de treinar e de jogar. Não responsabilizar ninguém, nem o Samaris nem o Tavares, são jogadores que entendo que para este jogo seriam mais importante não estar no onze. Foi procurar as nossas dinâmicas, o André traz mais cruzamento como foi o exemplo do segundo golo, está de volta o que nos deixa felizes. Depois o Taarabt dá critério».

[Mais Benfica ou demérito do Sp. Braga?] «É sempre fácil fazer esse tipo de análise. O importante foi o que aconteceu nos noventa minutos, o momento, e no momento fizemos as coisas bem. O adversário fez um jogo na quinta-feira, fez uma viagem, e a nossa intenção foi sempre impor um nível alto no jogo. Ficamos satisfeitos com o jogo e com o resultado»

André Almeida voltou a ser titular no  Benfica este domingo, no triunfo em Braga (4-0), depois de ter recuperado da lesão que o afastou do início da temporada. O lateral falou na sua condição física e fez uma avaliação deste arranque de temporada da equipa de Bruno Lage.

Veja aqui os melhores momentos da partida desta noite