O Vitória SC estreou-se hoje a vencer na I Liga portuguesa de futebol, ao golear o CD Aves por 5-1, numa partida da quinta jornada em que foi melhor na segunda parte, após uma primeira equilibrada.

Após ter chegado à vantagem com um golo de André Pereira, aos 11 minutos, a equipa de Guimarães sofreu o empate aos 18, por Enzo, mas adiantou-se novamente por Tapsoba (40), dilatando o resultado na segunda parte, com golos de Beunardeau (69, na própria baliza), Pêpê (77) e Guedes (90+4), frente a um Aves perigoso no ataque, mas frágil na defesa.

Com este triunfo caseiro, a formação de Ivo Vieira ascendeu à oitava posição, com seis pontos, enquanto a formação avense, a defesa mais batida da prova, com 16 golos sofridos, ocupa o 16.º lugar, com três pontos.

Declarações de Ivo Vieira, treinador do V. Guimarães, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após o triunfo (5-1) robusto frente ao Desportivo das Aves em jogo da quinta jornada da Liga:

“Acima de tudo [satisfeito] pelos golos. Como disse, já fizemos jogos muito mais interessantes que o de hoje, em que criámos muitas oportunidades, dominámos e não conseguimos fazer mais golos. Fomos claramente superiores e a melhor equipa, mas perante um Aves muito organizado e que nos criou problemas”.

“Salvaguardar o comportamento dos jogadores, noutros jogos não tiveram a felicidade que tiveram aqui. E ainda bem, porque precisávamos de vencer e de pontos no campeonato. Espelha bem o que temos feito no passado recente. Foi um jogo por momentos equilibrado, já fizemos jogos muito mais conseguidos do que hoje, com muito mais oportunidades. Há situações e processos que se conquistam com trabalho, confiança e autoestima, os jogadores perceberam sempre a nossa ideia de jogo e as coisas iam acontecer naturalmente. Quem trabalhar assim, as coisas vão acontecer naturalmente”.

Declarações de Augusto Inácio, treinador do Desportivo das Aves, na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henriques, após a derrota (5-1) pesada frente ao V. Guimarães em jogo da quinta jornada da Liga:

«O contexto deste jogo foi diferente de Vila do Conde [Aves também sofreu cinco golos]. Esta defesa era praticamente toda nova: o Baldé veio dos sub-23, o Simunec fez o primeiro jogo e o Bruninho também. Na primeira parte tivemos personalidade, tivemos boas fases perante um Vitória forte com bons jogadores e bem orientado. O segundo golo, não serve desculpa para quem perde por cinco, mas nesse canto não entendo como o fiscal de linha não vê uma falta sobre o Bruninho, que está todo arranhado. Na segunda parte, com a lesão do Bruninho e a perder por 2-1 é evidente que o treinador não quer defender a desvantagem, quer tentar empatar ou até tentar ganhar. A defesa ficou um bocado desorganizada, e o Vitória aproveitou bem os espaços e a equipa desorganizou-se. O Vitória acaba por ganhar bem o jogo».

Veja aqui a goleada imposta ao Aves dos conquistadores