Braga está a participar na Comptoir Helvetique, uma prestigiada feira de negócios e turismo, que se realiza de 13 a 22 de setembro, em Lausanne, na Suíça. Portugal é o país convidado desta edição e o seu pavilhão foi organizado pela Câmara de Comércio de Indústria e Serviços Suíça-Portugal, que convidou o Município de Braga a estar presente com um espaço próprio.

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, foi um dos convidados da inauguração, tendo destacado que “a Suíça é um país muito interessante para a nossa cidade em várias dimensões e foi esse o motivo que nos levou a participar nesta relevante feira de turismo e negócios “. Além da grande comunidade portuguesa que reside na Suíça e particularmente nesta região francófona, é de destacar o seu potencial económico e tecnológico, que pode ser de grande importância para o nosso país e que motivou esta visita de dois dias do autarca bracarense a Lausanne, que foi acompanhado por Gary Heath, diretor executivo para a Inovação do INL.

A participação de Braga nesta feira teve dois importantes objetivos e que estão espelhados nos conteúdos em exposição. Em primeiro lugar, divulgar toda a oferta turística que a cidade tem para oferecer, numa altura em que “Braga vive um momento de grande euforia, com dois acontecimentos de grande impulso turístico: o mais relevante, a elevação do Bom Jesus a Património da Humanidade da UNESCO, mas também a escolha como Segundo Melhor Destino Turístico Europeu”, realçou Ricardo Rio. A outra dimensão é a dinamização económica e a promoção de Braga como centro atrativo para a captação de investimento. “Além de toda a informação sobre as vantagens económicas que temos para oferecer através da Invest Braga e Startup Braga, temos também um espaço do INL, pois é importante demonstrar todo o potencial tecnológico da cidade. Aliás, o INL tem sido fundamental neste início de relações com a Suíça e a sua presença nesta feira vai reforçar esta dinâmica que está a ser criada. Braga representa o Portugal de futuro, que é moderno, empreendedor, inovador e tecnológico e é isso que estamos a aqui promover em Lausanne”, destacou o autarca bracarense. Ricardo Rio disse, ainda, que a participação nesta feira inclui-se num esforço mais vasto, pois “estamos a criar uma relação especial entre Braga e Lausanne e esta presença aqui vai reforçar as nossas intenções”. Nesta feira está também uma empresa de Braga, o Grupo Bernardo da Costa, que tem um espaço de exposição próprio e que está a apostar no mercado suíço.

Nesta inauguração participaram ainda o embaixador de Portugal na Suica, António Ricoca Freire, bem como diversas autoridades suíças, como o ministro das Finanças do Cantão de Vaud, Pascal Brollis, do presidente da Câmara Municipal de Lausanne, Gregoire Junod, da deputada federal Ada Marra ou da presidente da Câmara de Comércio e Indústria e Serviços Suíça-Portugal, Marina Prevost.