A imagem tem sido mal interpretada pelos internautas.

Os incêndios que assolam o território australiano desde setembro do ano passado têm levado pessoas por todo o mundo a apelar a uma maior atenção global, procurando mostrar a escala do desastre com todo o tipo de imagens, fotografias e infografias.

Este movimento tem levado até à partilha de imagens e informações pouco precisas que, em alguns casos, acabam por ser mal interpretadas.

É o caso da imagem (abaixo) criada pelo fotógrafo Anthony Hearsey e partilhada no respetivo perfil de Instagram. Como pode ler na descrição, Hearsey criou um modelo 3D que permite visualizar os incêndios com base em dados da NASA recolhidos entre 5 de dezembro de 2019 e 5 de janeiro de 2020.

Estas foram todas áreas afetadas pelos incêndios. A escala está um pouco exagerada devido ao brilho da renderização. De notar que nem todas as áreas permanecem a arder”, pode ler-se na descrição da imagem escrita por Hearsey.

Os incêndios na Austrália continuam a deflagrar e fizeram até agora 24 mortos e destruíram cerca de duas mil casas. Há ainda a registar um elevado número de animais mortos, mais de meio milhão.