Internacional costa-marfinense de 20 anos chega do FC Nordsjaelland e assina até 2030; cláusula de rescisão é de 50 milhões
O SC Braga anunciou esta sexta-feira a contratação de Mário Dorgeles, médio internacional da Costa do Marfim, por 11 milhões de euros, naquela que é a transferência mais cara da história do clube minhoto. O jovem jogador, de apenas 20 anos, chega proveniente do FC Nordsjaelland, da Noruega, e assinou contrato até 2030, ficando blindado com uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.
A transferência pode ainda atingir os 13 milhões de euros, mediante bónus coletivos e individuais, conforme revelou o clube em comunicado oficial. O clube norueguês assegurou também 10% de uma futura mais-valia em caso de nova venda.
Formado na Right to Dream, uma das academias mais prestigiadas do mundo
Natural de Andokoi, na Costa do Marfim, Mário Dorgeles é produto da Right to Dream, uma das mais reconhecidas academias de formação do futebol africano, que já lançou nomes como Mohammed Kudus (West Ham), Simon Adingra e Ibrahim Osman (Brighton), ou Kamaldeen Sulemana (Southampton).
Chegou à Europa em 2022/23 para representar o FC Nordsjaelland, tendo, na época de estreia, somado 21 jogos e 3 assistências com apenas 17 anos. Nas duas épocas seguintes destacou-se na Superliga dinamarquesa, acumulando 62 jogos, 3 golos e 4 assistências, sendo considerado um dos jovens mais promissores do futebol escandinavo.
A sua evolução levou-o à seleção principal da Costa do Marfim, onde soma já três internacionalizações.
Reforço de peso para Artur Jorge
Mário Dorgeles vai integrar de imediato os trabalhos da equipa orientada por Artur Jorge, que parte no próximo domingo para o estágio de pré-época na Áustria.
No FC Nordsjaelland, o médio partilhou balneário com outros talentos já conhecidos do futebol português, como Conrad Harder (Sporting CP) e Andreas Schjelderup (SL Benfica).
Com esta contratação recorde, o SC Braga reforça-se com um jogador de presente e futuro, apostando forte na consolidação da sua ambição nacional e internacional.
As primeiras declarações do novo reforço dos Guerreiros do Minho: