Golo de Ricardo Horta decidiu encontro a favor dos minhotos na primeira jornada da Liga Europa.
Sporting de Braga começou da melhor maneira a fase de grupos da Liga Europa de futebol ao bater, em Inglaterra, o Wolverhampton por 1-0, com um belo golo do goleador europeu Ricardo Horta.
O tento solitário que deu três preciosos pontos aos minhotos no grupo K surgiu aos 71 minutos com Ricardo Horta a concluir um contra-ataque exemplar iniciado por Galeno. O extremo marcou o seu quinto golo esta época nas competições europeias (quatro nas fases preliminares).
Os bracarenses, com André Horta de regresso à equipa, deram a melhor resposta a um momento menos positivo internamente, com duas derrotas consecutivas com o Benfica (4-0) e Vitória de Setúbal (1-0) a materializarem o pior arranque do campeonato dos últimos anos.
Num encontro entre treinadores portugueses, foi Ricardo Sá Pinto a levar a melhor sobre Nuno Espírito Santo, num triunfo alicerçado sobretudo numa grande entreajuda e concentração defensivas, com Palhinha em destaque à frente do quarteto mais recuado, e nesse lance que definiu um jogo equilibrado.
Galeno roubou a bola ainda no meio-campo defensivo dos arsenalistas, galgou dezenas de metros e serviu Ricardo Horta que bateu o internacional português Rui Patrício.
O jogo foi repartido, e o Wolverhampton, que apresentou dois portugueses no ‘onze’ (Patrício e Rúben Neves) e acabou com quatro (mais João Moutinho e Diogo Jota), até dispôs das melhores ocasiões para marcar, mas a má pontaria e a boa exibição de Matheus impediram os ingleses de marcarem.
Cotrone, aos 22 e 43, foi perdulário, e Dendoncker, já na segunda parte, obrigou o guardião brasileiro do Braga a grande defesa (51).
Depois do golo da equipa bracarense, o Wolverhampton lançou-se em busca do empate, mas com pouca clarividência, e só aos 90+2 Rúben Neves voltou a obrigar Matheus a defesa difícil num remate de meia distância.
Finalista da Liga Europa em 2011, então derrotado pelo FC Porto, o Sporting de Braga soma agora três pontos, tantos quantos o Slovan Bratislava, que bateu em casa os turcos do Besiktas, por 4-2, e comanda o grupo. O Wolverhamtpon, orientado pelo português Nuno Espírito Santo, parte sem pontos para a segunda jornada.
No dia 3 de outubro, o conjunto minhoto recebe o Slovan Brastislava, que esta noite venceu o Besiktas (4-2).
Declarações do treinador do Sporting de Braga, Ricardo Sá Pinto, no estádio Molineux, após a vitória dos minhotos ante o Wolverhampton, por 1-0, em jogo da primeira jornada da Liga Europa:
«A jogar aqui, iríamos sempre espreitar o melhor resultado possível, nunca iríamos desistir de procurar os três pontos. Se conseguíssemos um, também seria um resultado positivo. Mas gostei do comportamento da equipa e percebi que poderíamos ganhar o jogo, porque acho que fomos uma equipa competente, quer no processo defensivo, quer no processo ofensivo.»
Declarações do treinador português do Wolverhampton, Nuno Espírito Santo, no estádio Molineux, após a derrota caseira com o Sp. Braga, na primeira jornada da Liga Europa:
«Todos estamos desiludidos. Foi um jogo difícil. Penso que fizemos o suficiente. O desempenho não foi perfeito porque isso não existe, mas controlámos e gerimos o jogo. Não permitimos muitas oportunidades, o Sp. Braga teve uma oportunidade, esteve bem organizado defensivamente e eles marcaram.»
«Estamos desiludidos porque os jogadores trabalharam, mas isto é futebol. Temos de analisar para perceber o que é que se passa com a equipa. A análise dos erros é baseada no processo de organização da equipa, por isso vamos trabalhar nesse aspeto como equipa.»
Ricardo Horta teve a “felicidade de finalizar”. O extremo elogiou “o grande jogo” que o Braga fez em Wolverhampton.
Ricardo Horta elogiou o trabalho da equipa e a capacidade para bater uma equipa inglesa.
“Foi o trabalho de toda a equipa, tive a felicidade ser eu a finalizar o lance, mas acho que é de realçar o jogo que fizemos contra uma equipa muito difícil. É muito complicado uma equipa portuguesa bater uma equipa inglesa, pelo modo como jogam. Acho que fizemos um grande jogo e conseguimos uma grande vitória”.
Matheus: «Desfrutar esta vitória a pensar já no próximo»
“Sim, foi muito importante, mas todos estão de parabéns. Temos trabalhado muito, mas os resultados não têm aparecido. Hoje [ontem] conseguimos. Foi uma noite muito feliz para o Sp. Braga, pois estávamos tranquilos e sabíamos que éramos capazes. Fomos! Agora temos de desfrutar esta vitória a pensar já no próximo jogo para o campeonato”, destacou o número 1 bracarense após o final da partida.