O Município de Braga está a alargar o Sistema Integrado de Gestão e Aprendizagem (SIGA) às Juntas e Uniões de Freguesia do Concelho. Esta é uma plataforma informática que visa agilizar as comunicações entre a Autarquia e os diversos intervenientes da comunidade educativa.

O SIGA está a funcionar desde o ano passado com as escolas e outras entidades parceiras, estendendo-se agora às Autarquias Locais que vão poder fazer a gestão das refeições escolares e das actividades de animação e apoio à família.

“Numa primeira fase implementámos o sistema junto dos coordenadores das escolas e obtivemos excelentes resultados e agora estamos em condições de alargar este tipo de gestão às Juntas de Freguesia”, referiu Lídia Dias, vereadora da Educação, no arranque da formação ministrada aos colaboradores das Freguesias.

Segundo a vereadora, o Município tem vindo a desenvolver um trabalho de fundo para propiciar a melhoria das condições de ensino, a agilização dos processos e o aumento da eficiência e eficácia dos serviços educativos, pelo que este sistema “representa um salto qualitativo na gestão escolar ao permitir uma coordenação sistemática e eficaz e vai exigir mais dos serviços Municipais para dar resposta em tempo útil às solicitações que nos chegam”.

Também António Barroso, do Gabinete de Apoio à Presidência, salientou a importância do SIGA para melhorar a comunicação, agilizar os processos e acelerar a capacidade de resposta às situações. “Esta é mais uma forma de reforçar a colaboração com as Juntas de Freguesia e, sobretudo, tornar este processo ainda mais célere e eficaz”, referiu António Barroso.