Concertos, teatro, exposições, saraus, visitas guiadas, sessões de história e animação de rua são algumas das iniciativas que vão ajudar Bracarenses e visitantes a conhecer melhor o Património da Cidade, com mais uma edição da ‘Braga Barroca’, que terá lugar de 25 a 29 de Setembro.

Este ano, e evento vai debruçar-se sobre a vida e legado do escultor Bracarense Marceliano de Araújo, um dos mais importantes artífices do Barroco Bracarense. Numa altura em que se assinalam os 250 anos da sua morte, a ‘Braga Barroca’ dará destaque a mais uma página de ouro da memória colectiva da Cidade.

Na apresentação de mais uma edição do evento, que decorreu esta quinta-feira, 19 de Setembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, salientou o intenso programa de iniciativas centradas na vivência do período barroco. “Este é um evento que tem contribuído para o reforço da nossa identidade e da salvaguarda do património. Em cada edição temos apresentado um programa que cresce em ambição e diversidade, e que se integra numa estratégia municipal de valorização patrimonial”, salientou o Autarca.

Lídia Dias, vereadora da Cultura, lembrou que “é o património cultural que nos concede o princípio – os alicerces – para aquilo que queremos ser no presente e ambicionamos construir para o futuro. Conhecer, estudar, investigar, proteger e conservar são os princípios que nos norteiam”, referiu.

Em jeito de preparação para a Braga Barroca, o Município de Braga em parceria com diversas instituições da Cidade tem realizado, desde o passado dia 14 de Setembro, um conjunto de conferências, concertos, sessões de história local e oficinas. Um dos destaques vai para a inauguração da exposição ‘Marceliano – bracarensis sculptor’, que estará patente no Palácio do Raio.