A inauguração teve lugar ao final da manhã deste sábado, 21 de setembro, junto ao Cruzeiro do Cemitério de Silvares, e contou com a presença do Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança.

A freguesia de Silvares tem, a partir de hoje, um Monumento de Homenagem aos Ex-Combatentes do Ultramar. A cerimónia de inauguração teve lugar ao final da manhã deste sábado, 21 de setembro, e contou com a presença de Domingos Bragança, Presidente da Câmara, Ricardo Castro, Presidente da Junta de Freguesia, de elementos da Associação de Paraquedistas de Guimarães, da Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra, bem como de dezenas de pessoas que se juntaram ao momento.

Após a bênção do monumento, a cargo do Padre Samuel Vilas Boas, houve lugar para as intervenções protocolares, com Ricardo Castro, Presidente da Junta, a referir ser esta “uma justa homenagem” aos filhos de Silvares que serviram no Ultramar. Ricardo Castro não quis deixar de prestar uma sentida homenagem a Albertino Nogueira e Manuel Salgado, ambos falecidos em Angola ao serviço das Forças Armadas Portuguesas. O Presidente da Junta destacou o sentimento de solidariedade que une quem esteve no Serviço Militar, valores que, segundo Ricardo Castro, escasseiam na nossa sociedade.

Domingos Bragança, Presidente da Câmara Municipal, disse que uma sociedade sem memória é uma sociedade com um futuro muito incerto. “A identidade faz-se da memória e sem ela não há história. E a nossa história também se faz dos nossos heróis. O sentido da descoberta e do risco, que em Portugal é cultivado há centenas de anos, é também partilhado por todos os homens que combateram, com coragem e determinação, pelo nosso país e pelos seus desígnios”, referiu. A forte consciência de Nação e de Povo, segundo o Presidente da Câmara, é um sentimento necessário para que juntos e em solidariedade possamos construir um mundo melhor. “Há valores que nunca podemos perder, como a coragem, o respeito, a cidadania plena, a justiça, e outras causas que permitam defender as gerações futuras. Os Homens assentam a sua vida em valores essenciais. Bem-haja às famílias e aos Ex-Combatentes por tudo o que sacrificaram pelo nosso país”, concluiu.