A 23 de setembro de 2019, às 8:50, ocorre o Equinócio de outono, que marca uma poderosa viragem energética. Apesar de hoje em dia muitas pessoas não terem noção do impacto que tem nas suas vidas, estas subtis mudanças energéticas manifestam-se através de oportunidades que surgem, de circunstâncias que se alteram e de dinâmicas pessoais que sofrem transformações.

No Hemisfério Norte começa o outono e, enquanto a natureza se despe do que está a mais, preparamo-nos para um período de avaliação, recolhimento e preparação para o rigor do inverno, que é necessário para que a primavera possa trazer novos resultados e renovar as nossas vidas.

O Equinócio de outono corresponde ao dia que tem tantas horas de luz solar como de noite. Representa, por isso, o perfeito equilíbrio entre a luz e a sombra, a energia ativa e a energia recetiva. Com ele o Sol entra na constelação de Balança, trazendo um maior sentido de justiça e a premente necessidade de harmonia.

Esta altura marca, também, o fim da primeira metade do ano astrológico, que começa com o Equinócio da primavera, em março. Pelo calendário gregoriano, que seguimos, faltam três meses até o ano terminar. O que deseja alcançar até chegar ao fim do ano? Como vai utilizar os três meses que ainda restam? Algumas pessoas sentem vontade de arregaçar as mangas e deitar mãos à obra, outras pretendem descontrair e concentrar-se no seu bem-estar. Seja qual for o ponto em que se encontra, tome consciência da sua posição presente, sinta-se plenamente na sua pele, para poder abraçar aquilo que este ano ainda tem reservado para si.

O Equinócio de outono marca ainda a mudança de estações, na qual passamos do tempo quente, do esplendor e da expansão, para o tempo mais frio, propício à reflexão e ao recolhimento. O verão tem uma energia por definição ativa, de expressão, enquanto que o outono e o inverno têm uma energia recetiva e passiva, que nos convida a refletir, a receber, a preparar antes de termos algo concreto para mostrar ao mundo e partilhar com os outros.

A natureza prepara-se para uma espécie de fim, encerrando ciclos, libertando-se e despojando-se do que já amadureceu até ao seu ponto máximo. Podemos sentir necessidade de adiar a resolução de certos assuntos ou de tomar decisões que impliquem o desapego, ou simplesmente a vontade de deixar que a vida siga o seu fluxo, sem procurarmos interferir nele. Este período favorece a reflexão, o tempo passado a sós connosco próprios, que nos permite compreender de que forma podemos alimentar melhor as nossas necessidades para que possamos ter o apoio de que precisamos. É, também, um período criativo, que nos convida a dar forma aos nossos sonhos, delineando aquilo que desejamos alcançar e manifestando os nossos desejos, dando-lhes solidez e definição.

A ideia-chave que assiste ao Equinócio é a consciência de que o equilíbrio existe dentro e fora de nós. A natureza equilibra-se a si própria e mostra-nos que também nós precisamos de cultivar constantemente essa harmonia no nosso dia a dia, nos nossos afazeres e no nosso interior.

Aproveite a energia desta data para fazer os seus pedidos ao universo. Ao meio-dia, a hora que marca o meio deste dia que marca o meio do ano astrológico, encha um copo com água mineral, segure-o à sua frente e concentre-se naquilo que deseja transformar em si para poder ter uma vida com mais significado, que o faça sentir-se mais realizado e mais pleno. Enquanto bebe essa água, sinta-a revitalizar cada célula do seu corpo. Dedique a sua total atenção àquilo que está a fazer, e compreenda como esse estado de presença é fundamental para poder sentir segurança e solidez em relação a quem é e, a partir daí, poder lançar-se à conquista do que deseja.

Lembre-se que mesmo que haja situações que terminam, ciclos que se encerram, lugares e pessoas que deixam de fazer parte da sua vida, essa dinâmica é necessária para que o fluxo da vida não pare. Novas oportunidades virão, novas sementes ganharão vida dentro de si. Está sempre em si o poder de ajustar o ritmo do tempo à sua vontade e à sua personalidade, aos anseios da sua alma que são diferentes dos de todas as outras pessoas. Da mesma forma como a Natureza se reconstrói em ciclos, também você tem a capacidade – e a necessidade – de se regenerar, de se recompor, de reabilitar partes adormecidas de si, ainda que isso o possa obrigar a mudar a forma como se vê a si próprio e como vê os outros.

Aproveite o Equinócio de outono para restabelecer o equilíbrio do seu corpo, da sua mente e do seu espírito. Invista em atividades que contribuam para que se sinta bem consigo próprio, dedique mais tempo aos seus afetos e, sobretudo, ao amor-próprio.