Os pais que pagam funcionárias do próprio bolso fecham escola EB de Santa Tecla a cadeado.

A escola básica de Santa Tecla, em Braga, foi esta manhã fechada a cadeado pelos pais dos alunos, alegando falta de condições naquele espaço escolar situado na cidade de Braga.

Os pais alegam falta de segurança no recinto interior e falta de condições no espaço exterior, para além de um défice no número de assistentes operacionais, apontando que a própria Associação de Pais já teve de contratar dois funcionários para lá trabalharem durante a hora de almoço.

Em declarações à Rádio Universitária do Minho, uma mãe de um aluno do 3.º ano indica que “pedras e buracos” põe em causa a segurança das crianças no recinto exterior.

“Fizeram um passeio à volta da escola onde a terra tem centímetros abaixo do passeio, em que qualquer criança com a quantidade de buracos que há, tropeça, cai e bate lá com a cabeça”, disse Mónica Campos àquela rádio.

Os pais asseguram que a situação já foi comunicada à vereação mas que não houve quaisquer resposta, o que levou a que, esta manhã, encerrassem os portões da escola a cadeado até chegada da PSP.

Outra das questões passa pela falta de funcionários, apontando os pais que houve necessidade de reforçar os assistentes durante a hora de almoço e que, para isso, foi necessária a contratação de duas funcionárias em tempo parcial pagas pela Associação de Pais.

O recinto da escola foi, entretanto, reaberto por agentes da PSP.