O Altice Forum Braga prepara-se para receber uma exposição dedicada às construções em Lego com mais de 15 construtores e várias mesas temáticas com construções naquele material bastante popular entre miúdos e graúdos.
O Braga Brick Fan Event decorre de 04 a 06 de outubro e será o terceiro evento do género realizado na cidade de Braga, depois de outras duas edições anteriores realizadas em 2014 e 2016 que ganham agora continuidade.
Jorge Reis, co-organizador e expositor no evento, disse que são esperadas mais de 20 mil pessoas ao longo dos três dias, incluindo habitantes da região, turistas e estudantes.
A área será de 5 mil metros quadrados, à semelhança das outras edições, que bateram recordes de assistência e de peças Lego a nível ibérico.
Algumas das construções são bastante conhecidas do público, como é o caso do Arco da Porta Nova ou da Casa dos Crivos, que serão recriadas durante o evento.
“Temos várias réplicas de comboios portugueses, uma exposição dedicada à proteção civil, com bombeiros, INEM, entre outros e também uma mesa dedicada ao Regimento de Cavalaria n.º6”, explica Jorge Reis, revelando que os Bombeiros Voluntários de Braga e o RC6 estarão presentes na mostra com viaturas antigas também para exposição por entre as construções.
Mas há construções e figuras para todos os gostos. Desde réplicas dos protagonistas da série de filmes Star Wars, passando pela coqueluche da exposição, uma mesa com várias máquinas que passam bolas de um lado para o outro, tudo construído em Lego, desde o motor até à própria bola.
Comboios, bombeiros, militares, procissão da Senhora da Agonia de Viana do Castelo, cidades ou parte destas, como é o caso do Arco da Porta Nova ou da Casa dos Crivos, assim como uma área dedicada ao espaço, são algumas das recriações durante o evento.
O co-organizador, que é também professor de profissão, revela que Braga é uma cidade apaixonada pelo Lego e isso reflete-se nas prateleiras dos supermercados, que “ficam logo sem as novidades”.
“Conhecidos e a dar a cara, em Braga, são pouco mais de 20 pessoas, mas atrevo-me a dizer que cerca de metade da população de Braga tem um carinho especial por este tipo de construção”, aduz.
Jorge Reis conta ainda que, em algumas escolas do concelho, há professores que recorrem ao Lego para ensinar, e não só na área das artes, mas também português e matemática.
A exposição abre portas para as escolas no próximo dia 04 de outubro, sendo os restantes dois dias dedicados ao público em geral.