Um golo de Paulinho permitiu este domingo ao Sporting de Braga obter a primeira vitória fora na presente edição da Liga, ao vencer (1-0) em casa do Portimonense, em jogo da sétima jornada da prova.

O Sporting de Braga adiantou-se no marcador aos 33 minutos. Ricardo Horta recebeu a bola do lado esquerdo do ataque dos minhotos, cruzou atrasado para o centro da área e o avançado dos bracarenses não perdoou.

Ainda antes do final da primeira parte, Paulinho esteve perto de bisar. O Portimonense também tentou ser feliz, na sequência de um livre, mas o cabeceamento de Willyan não levou a melhor direção.

Na segunda parte, o Portimonense entrou determinado a mudar a sorte do jogo e criou várias oportunidades, mas a falta de pontaria e o acerto do guarda-redes do Sporting de Braga Matheus impediram os algarvios de chegar ao golo e os guerreiros saíram do Algarve com a primeira vitória conquistada for ade portas para o campeonato.

Com a vitória, o Sporting de Braga ascendeu ao 11.º lugar da prova com oito pontos, os mesmos de Sporting (9.º) e Marítimo (10.º), enquanto o Portimonense é 15.º com cinco.

Declarações de Ricardo Sá Pinto, treinador do Sp. Braga, após a vitória sobre o Portimonense, em jogo da 7.ª jornada da Liga:

«Fizemos uma primeira parte muito boa, de qualidade, superioridade e oportunidades. A segunda não foi tão boa por mérito do Portimonense, que mudou o sistema e começou a jogar com dois pontas-de-lança e a a esticar o jogo, com muitos cruzamentos e criou-nos dificuldades ao dar largura para esses cruzamentos. Não estávamos a pressionar bem ie tivemos dificuldades em dominar o jogo aéreo. Não tivemos o domínio que tivemos na primeira parte, mas soubemos controlar bem esse período, embora sem criar oportunidades. A entrada do Claudemir foi para equilibrar a equipa porque o Lucas [Fernandes] estava a intrometer-se mais nas costas do nosso médio. Houve mais posse do Portimonense, estivemos mais baixos mas também mais compactos e equilibrámos com a entrada do Claudemir.»

«O lado emocional também pesa, precisávamos muito destes três pontos e este campo é tradicionalmente muito difícil. Era um jogo muito difícil, fomos guerreiros e organizados, competentes com bola e criamos situações em que podíamos ter marcado mais. Era uma vitoria que queríamos e merecíamos há algum tempo. Queria dedicar aos jogadores, à estrutura, ao presidente e aos adeptos que estão sempre a apoiar-nos.»

Declarações de António Folha, treinador do Portimonense, após a derrota frente ao Sp. Braga, em jogo da 7.ª jornada da Liga:

«Não prevíamos uma primeira parte sem chama e sem alegria e prazer de jogar. Há jogos assim, o que é certo e que não foi de longe nem de perto o que queremos, e sofremos um bocadinho. Depois de modificar, com o Iury mais móvel atrás do Jackson, criámos mais dificuldades e trouxemos coisas boas. Fizemos uma excelente segunda parte em que podíamos fazer golos e sair com outro resultado. Muito contentes com a segunda e muito por corrigir com o que fizemos na primeira.» 

«Não estou a tirar aqui mérito ao Sp. Braga, mas sim a dizer que a minha equipa também não foi tão competente nesse período e só quando assentámos as ideias e o nosso jogo também foi mérito nosso. Mesmo quando às vezes não conseguimos pegar no jogo como queremos por culpa do adversário termos que ter mais paciência e não perder organização, senão fica um caos dentro do jogo e o caos é as peças ficarem um bocadinho baralhadas e não conseguir desenvolver o jogo que queremos.»

«Foi um jogo muito rico para os treinadores, com muitas mudanças. Por exemplo, o Willyan na frente foi ter tudo para chegar ao empate e criar vantagem no corredor e aproveitar a estatura dele. O Sá Pinto também sentiu na segunda parte que as coisas para o lado dele estavam um bocado perigosas. Eu tentei tudo, até mandar um central para frente.»

Veja aqui os melhores momentos da partida